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Guia Doram Físico (Picky Peck)

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Continuando a sequência de guias sobre a classe dos Dorams, agora o segundo será sobre a linhagem de Doram Físico (Pick Peck Build). Nas características principais, não vou mais falar das características gerais da classe, abordadas no outro guia (Guia Doram Tank/Suport), mas dos aspectos destacáveis das builds.

 

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Os Dorams de dano físico tem algumas habilidades voltadas para dano, sendo a mais importante e expressiva delas a Bicada de Pick/Pick Peck, que chega tranquilamente aos 300k de dano (600k se o alvo estiver com 50% da vida ou menos), podendo trigar mais de uma vez caso o Summoner esteja acima do level 30 de base. Seu dano altíssimo torna a melhor build para o PvM/MvP, já que é um dano ranged e que pode ser alterado utilizando os conversores.

É incrível como um gatinho tão pequeno faz tanto estrago nos mobs e MvPs do jogo, sendo uma classe bem divertida de se jogar e bem fácil, além de muito barata, não precisando de gastos exorbitantes para chegar em danos absurdamente altos. Bora pro guia.

 

Atributos.jpg.ab38a4ef1f2eee4123f4c9e37e4a386b.jpg

O dano desse bixo é ranged mas a arma escala com STR, temos que os atributos principais são a STR e a DEX, então vamos a uma build que eu indico para base.

STR: 120

Principalmente para dano e bônus da carta Gigantes, que falarei na parte de cartas do guia, e da arma. Também, como já dito, para tolerância às Máscaras dos Renegados, diminuir a duração de algumas habilidades (como Tornado dos Feiticeiros) e aumentar a capacidade de carga do personagem (principalmente para carregar consumíveis).

AGI: 80 ~ 100

Para menor tempo entre as animações do personagem, permitindo mais habilidades e spam de Pick Peck, mais esquiva e maior resistência às Máscaras dos Renegados.

VIT: 90 ~ 100

Quanto mais HP tivermos, maior será o dano de nossas habilidades, graças ao efeito da skill passiva chamada Espirito da . Acima de 100 já deixa imune a atordoamento.

INT: 1 

Temos um pool alto de SP para spammar Pick Peck a vontade, então não precisamos de mais SP. Mas leve Morangos/Poções Azuis e Poções Verdes, afinal você terá zero resistência contra silêncio nos MvPs.

DEX: 120

Principal atributo na build, que afeta o dano de Pick Peck e que escala com a carta Menblat da capa (falarei na parte de cartas). Ponha o máximo de pontos.

LUK:  1

Zero resistência, mas é para encaixar melhor nos outros atributos. 

 

Beleza, acabamos os atributos. Agora vamos às habilidades.

 

Habilidades.jpg.ba3e3239895cff4ae978f0b2306e3e6c.jpg

Assim como no outro guia, vou falar primeiro das habilidades básicas, destacando a minha opinião sobre cada uma dentro dessa build de dano físico, e depois entraremos nas habilidades da árvore de dano, a do Espirito da Vida. Também colocarei algumas dicas específicas de uso para as habilidades, caso ache conveniente.

 

Do mesmo jeito, aqui vai a sugestão da árvore de habilidades:

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Como eu disse, essa build vai seguir a terceira linha de habilidades, a do Espirito da Vida, que visa o dano e mais dano, com um pouco de ajuda para fugir utilizando a skill Assobio e poder de disable com a skill Lacre de Poderes. Sem mais demoras, vamos para as habilidades básicas. Todas as seções estarão em citação para compactar o guia.

 

Habilidades básicas:

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Basic_Skill_(Doram).png.2df3f7aa2c9aafe5644783f71dd4f8e0.png Habilidades Básicas / Basic Skill

Nível máximo: 1

Descrição: Permite o uso das habilidades básicas de interface, assim como troca, emotes, sentar, abrir salas de chat, organizar e entrar em grupos e o uso do armazém.

Comentário: A primeira habilidade que você terá que pegar, finalmente acertaram em não gastar 9 fucking pontos com 1 ponto sem uso, igual nos aprendizes.

Tipo: Passiva

 

Bite.png.5e168e681599ce3d4c6ac75e86b0d57a.png Mordida / Bite

Nível máximo: 1

Descrição: Inflinge 200% de dano físico a um alvo único. O dano é aumentado quando o alvo tem menos HP. Chance de trigar novamente

Comentário: Skill inútil que você nunca irá usar, só coloque o ponto por obrigação para liberar as outras habilidades. 

Tipo: Ativa - Alvo único

 

Hide.png.4a8d19b6bcc28d1fff390dbab0f444c1.png Esconder / Hide 

Nível máximo: 1

Descrição: Se esconde dentro de um arbusto para enganar inimigos. Insetos, demônios e chefes ainda podem ver o jogador (além de outros jogadores, pois terá um arbusto no meio do mapa). As skills Revelação, Chama Reveladora, Concentração e Detectar não cancelam a habilidade. Ser empurrado cancela a habilidade.

Comentário: Uma skill maravilhosa e muito engraçada, apesar de seu alto intervalo entre uma habilidade e outra (10 segundos). Deixe na barra de usos, mas tome muito cuidado pois, ao contrário da skill Esconderijo, você não consegue sair tão rapido, tendo que esperar 10 segundos ou receber um ataque para que a habilidade seja cancelada. Se usada de forma errada ou sem querer, como quando se está mobando, você ficará 10 segundos inutilizado, não podendo atacar ou usar outras habilidades, esperando o cooldown da habilidade para poder sair do arbusto. Isso é bem chato, principalmente solando instância, já que você fica lá olhando para aquela renca de bichos esperando para morrer e você lá, dentro do arbusto esperando o cooldown da skill. Abaixo uma imagem de como fica o jogador ao utilizar a habilidade (OBS: Os olhos ficam piscando hahaha).
5b61c3c5cd8b9_HideUso.png.bbb423cb92d3187adbc1aca207a5a781.png
Tipo: Ativa - Sem alvo

 

Scratch.png.5158a28323ba455b79fb45f29fa34676.png Arranhar / Scratch

Nível máximo: 3

Descrição: Inflinge dano físico aos alvos na frente do gato, tem chance de causar sangramento nesses alvos.

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Comentário: Ao contrário da build de Tank/Suporte, aqui ela será inútil para nós, já que temos habilidades muito melhores de dano em área.

Tipo:  Ativa - Alvo único (afeta os monstros em volta do alvo)


Stoop.png.bc637fb765be2cf4c15b726d0495a38c.png Postura Felina / Stoop

Nível máximo: 1

Descrição: Coloca o gato numa posição de defesa que reduz em 90% todo o dano recebido por 6 segundos, tendo um tempo de 12 segundos entre uma habilidade e outra.

Comentário: A primeira skill de tank do gato e uma das melhores. Permite que você absorva danos físicos, à distância e mágicos absurdos sem levar quase nada de dano. Cuidado com a utilização apenas pelo falo de que ao ser empurrado (ex: Nevasca, Punhos Intensos, etc) a habilidade é cancelada e você volta a tomar dano normalmente. Nessa build, é interessante usar quando você deixa os bichos encostarem em você e acaba tomando mob-lock, se o dano for muito alto e as skills de dano em área estiverem em cooldown, vale a pena usar essa skill para diminuir o dano tomado e se curar, já que tomamos só 10% do dano com essa skill, e depois voltar a atacar quando já estivermos curados e/ou as skills de dano em área estiverem ativas novamente.

Tipo:  Ativa - Sem alvo.


Lope.png.d59c3fc65b680f5a8e4785772db660b4.png Pulo / Lope

Nível máximo: 1

Descrição: Pula para a frente, na localização selecionada, para superar obstáculos.

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Comentário: Uma habilidade muito útil do gato, aprenda a usar essa skill muito bem para jogar bem com o gato. Ela serve para pegar atalhos em mapas (pular encostas) e sair de um mob-lock. Quando você for travado pelo mob te batendo e não estiver ainda próximo ao grupo ou usando Anestésico (Vigor 1), você pode usar essa skill para sair do lock e voltar a mobar normalmente. Serve para as três builds do Doram. Tenha em mente que a habilidade não pula paredes, apenas objetos que possam ser castadas magias através e também não pode ser utilizada em alguns mapas (como aqueles em que não está habilitado o teleporte - Juno) e instâncias (como OGH), tenha em mente isso antes de começar a mobar. Há ainda uma observação importante sobre seu uso na WoE: caso o lider da guilda seja um Doram, ele terá obrigatoriamente essa skill e por isso, o cast de Chamado Urgente será DOBRADO! Atenção a isso (apesar de que não acho que vão haver Dorams lideres de guilda na WoE :v)

Tipo: Ativa - Alvo deve ser um local válido da tela.


Sprite_Marble.png.d93d8400b822375ce63843e111833b5a.png Espíritos Felinos / Spirit Marble

Nível máximo: 1

Descrição: Invoca três espíritos antigos que aumentam o HP máximo do gato em 1000 e o SP máximo em 100.

Comentário: Invoca três espíritos com rosto de gatinho (Espirito do Mar, Espírito da Terra e Espírito da Vida) que passam a orbitar o nosso gato, concedendo um ótimo bônus para nós.

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Tipo: Passiva


Soul_Attack.png.10055964d099c23cf3093ce0504b1d61.png Ataque de Espírito / Soul Atack

Nível máximo: 1

Descrição: Transforma o ataque padrão do doram em ataque longa distância, com alcance de 15 células.

Comentário: Ao contrário da build Tank/Suporte, acho que vale a pena ter essa skill, já que você dá danos de 2~3k no tapa e a distância, bom para matar aquele mob que parou no meio do caminho com pouca vida, ir andando pelo mapa buscando o MvP e matando algum bicho chato no caminho e outras vezes que essa habilidade é bem útil. Não teremos como entrar em outra skill tree como disse no outro guia, logo vale o investimento.

Tipo: Passiva

 

Agora que já falei das skills básicas, vamos entrar na árvore das habilidades de dano físico:

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Picky_Peck.png.13af23c8f66563a92b1bb056d6aea96f.png Bicanada de Picky / Picky Peck

Nível máximo: 5

Descrição: Inflinge dano fisico a distância a um único alvo. A skill pode ativar duas vezes a partir do nível 30 de base e a chance aumenta a cada 30 níveis (cerca de 10% de chance adicional a cada 30 níveis, totalizando um total de 50% no nível 150).

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Comentário: A melhor habilidade de dano do Doram, você vai andar e ir socando os bixos com isso, chegando tranquilamente aos 500k de dano, 1kk se o alvo estiver com menos da metade da vida, fora quando ativa novamente (o que é bem comum) e que você dá o dobro de dano em uma única skill. Nível 5 com certeza.

Tipo: Ativa - Alvo único


Arclouse_Dash.png.9ad80c809e5c65bca96b50aea11d0332.png Agilidade de Arclouse / Arclouse Dash

Nível máximo: 5

Descrição: Coloca um buff de agilidade e velocidade de movimento em um alvo.

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Comentário: O buff de agilidade é muito bom e acumula com outros bônus como Aumentar Agilidade, comidas e outros. Essa agilidade ajuda muito para esquivar-se de mobs e ter mais ASPD, então nível 5 é essencial. Quanto mais ASPD, mais Bicanada de Picky, quanto mais Bicanada, mais DPS. O bônus de movimento é semelhante ao bônus de Aumentar Agilidade mas não acumula. 

Tipo: Ativa - Alvo único

 

5b6f9cb3222db_ScarofTarou.png.1114569e1d76763f4fd6950377481259.png Cicatriz de Tarou / Scar of Tarou

Nível máximo: 5

Descrição: Inflinge dano físico à distância a um alvo único, e coloca um debuff chamado "Cicatriz de Mordida" que drena uma porção do HP máximo do alvo por segundo. O efeito pode ser removido por Heal, Cure e Clearence.

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Comentário:  Uma skill boa, porém em questão de DPS, usar somente a Bicanada de Picky é melhor que deixar o alvo com esse status no meio da batalha. Eu deixo no 5 só por não compensar investir esses dois pontos em outra árvore. Também tem a chance de ativar novamente a cada 30 níveis, com a mesma chance de o efeito pegar em cada ativação.

Tipo: Ativa - Alvo único

 

5b6f9caf537d1_LunaticCarrotBeat.png.685adf93dd1818423dc65f8e40eb16fc.png Chuva de Cenouras / Lunatic Carrot Beat

Nível máximo: 5

Descrição: Invoca um poderoso espírito de Lunático para fazer chover cenouras. Quando consumir uma Cenoura, adiciona a chance de atordoar os inimigos.

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Comentário: A sua primeira skill em área e que vai acompanhar você pelo resto da suas 7 vidas de gato. Deixe no nível 5. Apesar de ter uma pequena área de ação, semelhante às áreas das skills de Warlock, ajuda muito no up, principalmente nos níveis iniciais, antes do 100, já que você ainda não tem uma arma boa ou o set de doram. Geralmente os inimigos morrem em uma única skill, dispensando as cenouras. Talvez seja engraçado apenas as cenouras no PvP, mas não gosto muito mesmo assim. O dano sem os acessórios de buff dessa skill chega em torno de 50k ~ 60k sem usar elementos e com um set básico.

Tipo: Ativa - Alvo único, efeito em área


5b6f9cb26786d_PowerofLife.png.ec14cbf06305b8414ca89f17aaaaba1d.png Poder da Vida / Power of Life

Nível máximo: 1

Descrição: Usa os espíritos para obter um pouco do poder do Espirito da Vida. Aumenta em +20 a Esquiva, Precisão e Crítico. Se mais de 20 pontos de habilidades forem investidos em habilidades baseadas em animais (Árvore da Vida), dano por ataque a distância aumentado em 20%.

Comentário: 20% de bônus no dano a distância e mais alguns pequenos adicionais. Indispensável para prosseguir na build. Esses 20 pontos contam junto com os pontos de habilidades avançadas da árvore e não só das básicas.

Tipo: Passiva

 

A partir daqui, falaremos das habilidades avançadas da classe. Essas habilidades são mais voltadas para o dano/disable e buff e a última é a Spirit of Life, que dá um boost em todas as nossas skills anteriores. Tenha todas elas em nível máximo a partir daqui (necessário para chegar até a última skill da árvore).

 

Hiss.png.e0e69486940e10d7f9bc4a8b4e0fc608.png Assobio / Hiss

Nível máximo: 5

Descrição: Aumenta a velocidade de movimento de todos os membros do grupo na tela, incluindo o próprio jogador, por alguns segundos.

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Comentário: Uma ótima habilidade principalmente para fugir do mob-lock de poucos bixos que você ou seu suporte tomou, além de dar um boost de velocidade semelhante a um Guyak por alguns segundos, que é bem útil quando você está perseguindo alguém no PvP/BG e precisa chegar nessa pessoa antes que ela chegue na base dela ou situação semelhante. Vale a pena ter na barra de atalhos para usar sempre que necessário. Na descrição do servidor e uso da habilidade, ela está bugada, pois na verdade ela deveria dar +50 de esquiva perfeita por 3 segundos e cada nível alterar a duração do boost de velocidade (Já tem tópico aberto na sessão de bugs então não preciso citar fontes aqui, basta consultar o tópico).

Tipo: Ativa - Tela inteira

 

5b6f9cb18204f_PowerofFlock.png.be176b089444d9d3ebff82b3923d5e9f.png Lacre de Poderes / Power of Flock

Nível máximo: 5

Descrição: Faz uma pose incrivelmente arrebatadora que pode causar Medo e Congelamento em todos os inimigos que estiverem na tela do jogador.

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Comentário: Uma ótima habilidade, principalmente em dois casos: (1) você está na BG e o time inteiro inimigo está reunido, você entra na tela deles e usa a habilidade, tendo chance de congelar boa parte deles e dando brecha para que seu time avance. Ela é um vira-jogo muito pesado; (2) tem mobs em volta do MvP que são de um elemento X que não toma dano para o conversor que você está usando, mas você não quer ficar gastando conversores para matar o mob e depois outro para voltar ao MvP, então você usa isso, todos os mobs ficam congelados e você soca o MvP de bicada até ele morrer. Vale mesmo a pena ter essa skill na barra, mas lembre-se de que o cooldown dessa habilidade é extremamente grande, então pense muito bem antes de usar!

Tipo: Ativa - Tela inteira

 

Spirit_of_Savage.png.98a0749e72c4ec81f243c43b3de19a6f.png Espírito de Selvagem / Spirit of Savage

Nível máximo: 5

Descrição: Invoca um espírito de Selvagem e arremessa-o no inimigo, causando grande dano. Pode causar dano em todos os inimigos em linha reta do alvo.

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Comentário: Sua segunda habilidade em área, mas bem dificil de acertar pois pega somente uma linha de monstros. Vale a pena ter ela na barra, principalmente se você souber fazer o agrupamento do mob, combando com Chuva de Cenouras, que dá um dano muito inferior a Espírito de Selvagem. Geralmente se você aprender a fazer esse combinho, você sola as instâncias bem rápido.

Tipo: Ativa - Alvo único, efeito em uma linha

 

Spirit_of_Life.png.6db9e8b1b18c91d3299974ac0d1f96f7.png Espírito da Vida / Spirit of Life

Nível máximo: 1

Descrição: Chama os espíritos da Vida para fortalecer suas habilidades. Aumenta o dano das seguintes habilidades baseado no HP restante do conjurador:

  • Picky_Peck.png.ae21dc4d0d507af7c14caab16407472d.png Bicanada de Picky / Picky Peck
  • 5b6f9cb3222db_ScarofTarou.png.1114569e1d76763f4fd6950377481259.png Cicatriz de Tarou / Scar of Tarou
  • 5b6f9caf537d1_LunaticCarrotBeat.png.685adf93dd1818423dc65f8e40eb16fc.png Meteorito de Cenouras / Lunatic Carrot Beat
  • Spirit_of_Savage.png.98a0749e72c4ec81f243c43b3de19a6f.png Espírito de Selvagem / Spirit of Savage

Comentário: Essa é a habilidade que mais queremos nessa árvore, já que ela buffa todas as nossas skills de dano absurdamente. Note que o dano é aumentado em porcentagens de HP! Logo, quanto mais HP você tiver, mais dano e maior o dano que você aguenta levar sem perder o bônus, por isso a VIT ser tão importante nessa build.

Tipo: Passiva

 

Fechamos as habilidades, agora vamos para os equipamentos. Eles são diferentes por ser uma raça nova, então precisam ter equipamentos próprios, mas no caso do Doram Físico, não somente usaremos os equipamentos exclusivos da classe. Bora ver.

 

Equipamentos.jpg.ce696d80610d4797d533e2c72580fc50.jpg

É bom lembrar que essa build é voltada para o máximo possível de dano com a habilidade Picky Peck, visando o máximo DPS (Damage Per Second) com o Doram e também que essa habilidade dá dano à distância no alvo. Logo, devemos buscar equipamentos que aumentem principalmente a porcentagem de dano à distância ou pelo menos aqueles que dão um bom bônus de DEX. 

Também vale lembrar que o HP máximo restante do Doram irá influênciar muito no dano final das nossas habilidades, tendo então que dosar os dois fatores quando estivermos montando nosso personagem.

Ao final dessa parte de equipamentos em blocos, colocarei alguns sets de equipamentos completos que sugiro e também a escala de trocas e aprimoramentos mais fácil de buscarmos.

Dito isso, começamos a parte de equipamentos. Vou colocar algumas coisas em quote para deixar mais compacto o guia.

 

• Topo

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• 5b70583205505_ChapudoCapito.gif.10be3f71319888f7d5c04085a6606a24.gif Chapéu do Capitão [1] / Capitain's Hat [1]

O que faz: Aumenta o dano a longa distância em 7%

Comentário: O primeiro e mais fácil de obter, pois basta você votar no servidor. Um dos melhores hats para uso geral.

Obtenção: Loja de Pontos de Voto (60 VP)

 

5b707456e9879_ChapeudoTigreBranco.png.826622e6a73d67cda44b479b556bfeb3.png +10 ~ +13 Chapeu do Tigre Branco [1] / White Drooping Eddga Hat [1]

O que faz: FOR +2; DEX+2; Aumenta o dano em monstros do tipo Bruto em 10% e mais 1% por refinamento do chapéu; Chance de transformar o personagem em Eddga sempre que for atacado,  e, durante a transformação aumenta em +25 o ataque por refino e perde 5 SP por segundo. Cada nível de refinamento aumenta a chance de se transformar em Eddga.

Comentário: Um hat muito bom e que pode ser usado até você conseguir outros melhores para a build. Além disso, pode ser aproveitado de outras builds de outros personagens se você tiver.

Obtenção: Quest (ver sala de quests)

 

5b70769b2a5cb_ElmodoSenhordaMorte.png.c072ed4189ae7b854c30df2908e73a9c.png +10 ~ +13 Elmo do Senhor da Morte [1] / Lord of the Dead Helm [1]

O que faz: DEFM +5; Dano físico contra monstros do tipo Chefe em 10%; Resistência a monstros Normais reduzida em 5%; A cada refino a partir do 5, aumenta em 1% o dano contra monstros do tipo Chefe; O aumento do dano provido pelo equipamento é baseado no ataque da arma.

Comentário: Um hat muito bom para MvP, caso você não tenha outros. Porém, por ser bem específico para MvPs eu prefiro utilizar outros modelos mais versáteis.

Obtenção: Quest (ver sala de quests)

 

5b707ea54c8b2_IndonesianIndependenceSakkat.PNG.af54df0354bee99f060a601dee8fbb6d.PNG Indonesian Independence Sakkat [1]

O que faz: VIT +10; ATK/ATKM +5%; Reduz o dano recebido de humanóides em 10%

Comentário: Para o Doram físico, eu não gosto desse hat mas coloquei aqui para caso alguém queira aproveitar da build de Tank, já que ele também dá uma porcentagem de ATK bônus.

Obtenção: Moedas WoE (ver sala de quests)

 

5b707ffd3c7a3_ElmodoXogunato.png.d6450f81a108c4c503823d992e9e2dd8.png +10 ~+14 Elmo do Xogunato [1] 

O que faz:

A cada 2 refinos: ATK +15

Refino +7 ou maior: Velocidade de ataque +10%

Refino +9 ou maior: ATK da arma +5% e ASPD +1

Refino +11 ou maior: Dano crítico +15% 

A cada refino do +11 ao +15: Conjuração fixa -0,1s por refino.

Comentário: Não acho muito interessante para Dorams mas resolvi comentar pelo número de Dorams que vi utilizando essa hat (não sei se existe visual, mas enfim...). Apesar do bônus de ASPD, não acho que compense utilizar esse hat visto que já não temos o cast do Picky Peck por utilizar os acessórios (comentarei mais a frente) e o bônus de ataque provido pelo equipamento é superado pelo Eddga, com a diferença que o ataque aumentado é constante, não dependendo de transformação para adquirir o bônus, como ocorre com o Chapéu do Tigre Branco [1]. Assim como o Indonesian Independence Sakkat [1], só recomendo esse hat caso você já tenha de outro char e queira aproveitar para utilizar no Doram enquanto não consegue algo melhor. 

Obtenção: Moedas WoE TE (ver sala de quests)

 

5b7084c2a7873_QueenAnnesRevenge.gif.ac13aa0542100f11cd18b58741b09e73.gif +9 Queen Anne's Revenge [1]

O que faz: 

FOR +5; ATK +7%

Se refinado até +5: ATK +2%

Se refinado até +7: ATK +3%

Se refinado até +9: ATK +4% e anula a penalidade de tamanho das armas. 

Comentário: Com certeza o melhor hat para ataques a distância, com um bônus de +16% de dano e um bônus de uma carta Drake. Melhor opção sem sombra de dúvidas. 

Atualização: Agora com a vinda do Ruff Officer, esse hat virou o 2° melhor.

Obtenção: Cash Shop (1250 CP)



• 578657414_RuffOfficer.png.4aefb035feff2b4b9d596f01345246cd.png +10/+12 Ruff Officer [1]

O que faz:

ATK +15 a cada 2 refinamentos.

Refino +7 ou maior: ATK +30

Refino +9 ou maior: ATK da arma +5%; ASPD +1

Refino +11 ou maior: Dano crítico e dano à distância +3%

A cada refino do +11 ao +15: Conjuração fixa -0,1 s.

Comentário: Dispensa explicações do porquê desse item ser o melhor para os dorams, pelo ataque absurdo que ela proporciona, ASPD e ainda combar com algumas armas não citadas para outras classes. É um Xogunato só que melhor.

Obtenção: Loja Cash (2000 CP) ou Fragmentos Épicos (60)

 

Meio

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5b709f32a33b2_MscaraEsquisita.gif.3ccb4b86ef18ae7c4f3b719eb58cbd0b.gif Máscara Esquisita [1]

O que faz: Dá +1 em todos os atributos.

Comentário: Caso você não tenha mais nada, use esse pelo slot e bônus de atributos. Não recomendo manter, troque assim que possível.

Obtenção: Quest (ver sala de quests)

 

Corvo.png.bfcc75659965943fbba10159b6228e44.png Corvo [1] / Crow [1]

O que faz: Dá +1 em todos os atributos; Pequena chance de ativar a habilidade Revelação Nv. 1 quando receber dano físico. Não pode ser refinado.

Comentário: Mesma coisa: caso você não tenha mais nada, use esse pelo slot e bônus de atributos. Não recomendo manter, troque assim que possível.

Obtenção: Quest (ver sala de quests)

 

5b70a5d0c756f_MscaradoTenguCorvo.png.270998d567dc84343467ab975bed15c8.png Máscara do Tengu Corvo 

O que faz: 

Dano físico +1%; Dano físico a distância +2%

Se FOR base maior ou igual a 108: Dano físico +1% adicional; Dano físico a distância +2% adicional.

Se FOR base maior ou igual a 120: Dano físico +2% adicional; Dano físico a distância +3% adicional.

Comentário: O melhor equipamento meio para se usar para o Doram de dano quando combinado com o Pergaminho Tengu, dando um bônus absurdo com 120 de STR base de 5% de dano físico e 7% de bônus de dano físico a distância, que é o que nos interessa. O único problema é que esse combo é absurdamente caro, beirando os 2b. Se tiver condições adquira o combo, você não vai se arrepender e seu dano vai subir muito.

Obtenção: Moedas WoE (ver sala de quests)

 

5b70a8c8e57ac_OrbdeCanabam.png.d79f492a5dad4df6c5815d6bef484587.png Orb de Canabam [1]

O que faz: Aumenta o dano contra humanóides em 5%; Aumenta o dano físico e mágico em 3%; VIT +4; INT +3; FOR +3;

Comentário: Ótimo hat para usar com o Doram até conseguir trocar pelo Combo Tengu, principalmente quando cardeado corretamente.

Obtenção: Moedas WoE (ver sala de quests) e Cash Shop (1500 CP)

 

5b70a9c42f536_CoroadeSerafim.png.93137d9d3cb74498116df0b36afb9b18.png Coroa de Serafim [1]

O que faz: Aumenta o dano físico contra jogadores em 10%; Aumenta a velocidade de movimento em 15%; VIT +4; STR +3.

Comentário: Se você quiser brincar no PvP e tiver esse equipamento, ele serve até melhor que o Orb de Canabam [1], mas é aquilo: o orbe quebra o galho, então não é tão necessário esse equipamento para o foco da build que é o PvM. Mas se quiser, você pode reaproveitar com outros personagens. Bem cardeado também ele ajuda bastante.

Obtenção: Cash Shop (1600 CP)

 

• Baixo

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5b70bc4ac72de_GoldenFishInMouth.gif.81565b6913dc369eb1cb603ea06d3e18.gif Golden Fish In Mouth

O que faz: Todos os atributos +2; ATK/ATKM +10.

Comentário: Um ótimo hat para a boca, dando bônus para todos os atributos e ainda fazendo o papel da carta Dark Pinguicula, que geralmente iria no slot do equipamento boca. Além disso, é bem facil de obter esse item, pois a quest é bem fácill. Eu uso esse por achar melhor até que o pirulito (lembrando: minha opnião).

Obtenção: Quest (ver sala de quests)

 

5b70bd2a12972_DeliciousLollipop.png.b43db879f1b44a115762f58ab0718ed8.png Delicious Lollipop

O que faz: ATK/ATKM +5; ASPD +1; Reduz o cast fixo em 20%; Aumenta a recuperação por habilidades de cura em 5%.

Comentário: Esse pirulito dá 5 a menos de ATK e o cast fixo é desncessário para o Doram, já que nossas skills são de cast variável. Entretanto, esse bônus de ASPD bruta é algo a se considerar. Eu prefiro o bônus em atributos e os 5 a mais de ATK que o peixe proporciona, principalmente porque com a Poção do Despertar, somado com a Agilidade de Arculose e, muitas vezes, as músicas de Bardo/Trova, você já vira o bixo mais ignorante do grupo em questão de DPS, logo não acho necessário esse atributo. Lembrando que essa é minha opniçao e há quem discorde. Além disso, ele é bem mais chato de fazer que o peixe e MUITO mais caro.

Obtenção: Quest (ver a sala de quests)

 

5b70bf0970385_PergaminhodoTengu.png.8a3d804708d429374a1b06422f85016d.pngPergaminho de Tengu / Tengu Scroll

O que faz: 

Chance de converter 5% do dano físico em HP.

Se em conjunto com a Máscara de Corvo Tengu:

• Dano físico a distância +1%; Dano físico contra todos os tamanhos +1%.

• Se FOR base 108 ou maior: Dano físico a distância +1% adicional; Dano físico contra todos os tamanhos +2% adicional.

• Se FOR base 120 ou maior: Dano físico a distância +1% adicional; Dano físico contra todos os tamanhos +3% adicional.

Comentário: Nem preciso falar que além do roubo de HP, com a Máscara de Corvo Tengu o combo vai fornecer +3% de dano físico a distância e 6% de bônus de dano em todos os tamanhos, além dos bônus da Máscara sozinha, com um total de mais de 10% de aumento do dano, o que é muita coisa. Lembrando que o combo é caro mas realmente vale a pena se você tiver a condição de comprar.

Obtenção: Moedas WoE TE (ver sala de quests)

 

•  5b70f9472eccd_BabyDeviling.png.b2bb60f3d8abc206e953b865aedb7d3d.png Baby Deviling [1]

O que faz: Todos os atributos +1; Chance de castar Benção nível 7 ao atacar.

Comentário: Um substituto só pra cardear e um pouco pior que o Golden Fish.

Obtenção: Quest (ver sala de quests)

 

• Armaduras

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5b715400ae2e9_ElegantDoramSuit.png.78c517ab723b71c48ad64df2e57c1931.png +XX Elegant Doram Suit [1]

O que faz: 

INT +1 e DEX +1 por refinamento; HP/SP máximo +15%

Refinado em +9: Reduz o custo de SP das habilidades em 5%

Com o Elegant Doram Set completo: HP máximo +4000; O cast não pode ser interrompido; Reduz o cast fixo em 25%, com bônus da redução por nível de refino do set

Comentário: Além de ter uma defesa altíssima (120 DEF), já garante o bônus de 15% de HP/SP e ainda mais quando com o set completo. Uma das melhores opções sem sombra de dúvida até que você consiga as armaduras mais caras/difíceis de obter e voltadas para o dano puro. Também é de facil drop. O refinamento ainda ajuda com o bônus de DEX igual ao refino, que escala também com o dano.

Obtenção: Drop (ver database)

 

5b7154cd8d9a2_VestidoAbissal.png.befeabd0c82ce4bee2725d388ffc30ce.png +11 Vestido Abissal [1]

O que faz:

Impede o usuário de ser empurrado.

Refino +7 ou mais: Dano físico e mágico contra as raças Demônio e Morto-Vivo +10%; Dano físico e mágico contra as propriedades Sombrio e Maldito +10% 

Refino +9 ou mais: Dano físico e mágico contra as raças Demônio e Morto-Vivo +15% adicionais; Dano físico e mágico contra as propriedades Sombrio e Maldito +15% adicionais

Refino +11 ou mais: Dano físico e mágico contra as raças Demônio e Morto-Vivo +15%; Dano físico e mágico contra as propriedades Sombrio e Maldito +15% 

Propriedade da armadura: Sombrio

Comentário: Uma ótima armadura principalmente para dano, com um bônus absurdo de 40% contra Demônio e Morto-Vivo mais 40% de bônus contra Sombrio e Maldito. Além de impedir você de ser empurrado, o que ocorre frequentemente quando você está colado em um MvP (não recomendo colar no MvP mas se não tiver jeito, esteja preparado). Lembre propriedade da armadura é Sombrio e não Neutro, como todas as outras. Uma armadura excelente para se ter no Doram Físico, recomendo.

Obtenção: Emblemas BG (5000 Emblemas)

 

5b71569ec558e_ColeteE.X.C..png.9993d9594b4bc0ad091fe3713d3a3bad.png +9/+12 Colete E.X.C. [FOR/ATK/ATK]

O que faz: 

VIT +6

A cada 3 refinos: HP máx +4%

Se nível de base 130 ou maior: VIT +4

Conjunto com Motor E.X.C.:

• Pós-conjunração -10%

• Se nível de base 130 ou maior: Esquiva Perfeita +6; Pós-conjuração -10%.

Comentário: Acho que supera a armadura do Doram em questão de dano, com os bônus de FOR e ATK da armadura e ainda mantêm o bônus de HP de 12% no +9 e se iguala o bônus igual de 15% da armadura Doram no +12. Realmente vale a pena farmar essa armadura como sequência das armaduras no seu gato.

Obtenção: Quest (buscar as Excellion Gear)

 

5b71f30215a3b_AbusiveRobe.gif.7e1097da7cf3825e1d794fd0d68f69a9.gif +10 ~ +13 Abusive Robe [1] (2x Rune of Dex 1/2/3)

O que faz: 

Permite o uso da habilidade Concentração em nível 1.

A cada refino: ignora 4% da defesa física de Humanóides, Demônios e Mortos-Vivos.

Quando equipado com Manteau de Morrigane:

• Ignora mais 15% da defesa física de Humanóides, Demônios e Mortos-Vivos.

• LUK +3 e adiciona +1 de LUK por refino da armadura.

• Crítico +10 e adiciona +1 de Crítico por refino da armadura.

Quando equipado com Manto das Valquírias [1]:

• Ignora mais 15% da defesa física de Humanóides, Demônios e Mortos-Vivos.

• HP máximo +10% e adiciona +1% de HP máximo por refino da armadura.

• ATK +2% e adiciona +1% de ATK por refino da armadura.

Comentário: Acho que a melhor opção de dano para muitas builds, que com certeza você se tiver condições deve colocar no Doram. Além disso, no refino +11 e utilizando o manto das valquírias ele compete com o bônus da FAW de 11% de bônus de dano a distância e os 15% de bônus contra Humanóides, Demônios e Mortos-Vivos (total de 26%) contra os 26% de bônus com 120 DEX e encantamentos perfeitos de arquearia (4/4/5). Porém falarei das capas na seção correspondente. Sobre essa armadura, ela limpa custa quase 1b e no +13 beira os 8b ou 9b dependendo dos encantamentos. Se você quiser farmar fazendo as quests vale muito a pena tentar e farmar. Melhor armadura possível para esta e várias outras classes/builds. Veja os guias e vídeos para aprender a fazer as quests diárias (recomendo já ter outros bons equipamentos antes de ir para esse).

Obtenção: Quests Banquet of Honor (troca de Tokens)

 

• Armas

Nessa parte é onde eu percebo que os jogadores tem mais dúvida, já que geralmente quando um equipamento é para um nível maior (140 ou 175) e é de um nível maior (arma de nível 3 ou 4), ele é melhor. Isso de fato ocorre para as builds de Doram Tank/Support e irá ocorrer no próximo guia com o Doram Mágico, mas no caso do Doram Físico temos uma pequena diferença. 

Vamos às armas:

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5b724d3e8a86a_ExquisiteFoxtailModel.gif.30a120337ac1e63c52208dd682287505.gif +10 ~ +14 Exquisite Foxtail Model [2]

O que faz: 

Aumenta o dano de ataques a distância em 8%; HP máximo +5%; A cada 2 refinos aumenta DEX +3 e SP máximo +15.

Se refinado em +7: aumenta o ATK/ATKM base da arma em 40%

Para cada refino acima do +7: aumenta o ATK/ATKM base da arma em 20% adicionais até o refino +10.

Comentário: Essa é a melhor arma que você pode ter com o Doram, mesmo com o nível 3, ela supera muito o dano da arma de nível 4 que é a Yellow Model, de nível 175, principalmente por ter um slot adicional que pode ser cardeado com a WK.

Atualização: Chegaram os encantamentos de Malangdo

Obtenção: Drop (ver database)

 

5b724d49474c7_ExquisiteYellowFoxtailModel.gif.19ab61da25297f0f2072eee4dec840aa.gif +10 ~ +14 Exquisite Yellow Foxtail Model [1]

O que faz: 

Aumenta o dano de ataques a distância em 9%; HP máximo +7%; A cada 2 refinos aumenta o dano a distância em 1%; SP máximo +20. 

Se refinado em +7: aumenta o ATK/ATKM base da arma em 40%

Para cada refino acima do +7: aumenta o ATK/ATKM base da arma em 20% adicionais até o refino +10.

Comentário: Arma de nível 4 com muitos overs, um ataque base da arma maior que a arma de nível 140, mas ... tem um slot a menos, o que a torna inferior nesse caso. Essa ausência do slot seria até ignorável se pudessemos encantar a arma em Malangdo com Expert Archer, mas enquanto isso não ocorre, a arma de 140 é a melhor opção. Você entenderá melhor na parte de sets e evoluções.

Atualização: Agora que vieram os encantos de Malangdo nessa arma, uma Archer 4/4 com uma over +10 ou maior é a melhor opção para a classe, com um bonus da arma nivel 4 e mais os 16% dos encantamentos supera muito os dois slots da 140, mantendo uma WK é claro.

Obtenção: Drop (ver database)

 

Escudos

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 5b724fb789d43_EscudodePlacasSamurais.png.d0cb77a0d8b0f3208425d71586c4f4b4.png +9 Escudo de Placas Samurais [1] / +9 Rectangular Large Sleeve [1] 

O que faz: 

Resistência a danos físicos a distância +5%

Se refinado em +5: Resistência a danos físicos a distância +5%

Se refinado em +7: Resistência a danos físicos a distância +10%

Se refinado em +9: Resistência a danos físicos a distância +15%

Comentário: Com uma redução de 45% de dano a distância, esse escudo merece um lugar aqui nos equipamentos. Rangers, dorams de pick peck build e outros de ataque a distância não te matam se isso estiver bem cardeado e refinado. Um ótimo item para se ter no switch de defesa na BG/WoE/PvP, mas no caso de ir Full DPS, não é tão eficiente.

Obtenção: Fragmentos épicos

 

5b72509980337_EscudodasValqurias.png.fdc5dc2a18fdb125c6f802a69a0a13bf.png +X Escudo da Valquíria [1]

O que faz: Reduz o dano recebido das propriedades fogo, água, vento e sombra em 20%; DEFM +5

Comentário: Além de uma defesa bem alta (80 DEF) e o bônus de redução ele tem slot, sendo ainda um dos destaques quando falamos de escudo de redução para dorams. Recomendo usar esse enquanto conseguir outro ou até para switch de defesa contra players.

Obtenção: Drop (ver database) 

 

5b7251059eaa5_MadBunny.png.561bc69893fac390a513b812ef7280b8.png +9/+12 Mad Bunny (ATK/ATKM) [1]

O que faz: 

ATK/ATKM +10%; Reflete 10% do dano físico recebido; Quando estiver recebendo dano mágico, chance de 10% de ativar por 2 segundos o efeito "Chance de 60% de refletir dano mágico"

Se refinado em +7: ATK/ATKM +5

Se refinado em +9: ATK/ATKM +15

Se refinado em +12: A conjuração não pode ser interrompida; Crítico +10.

Comentário: O melhor escudo quando estamos falando de dano para o Doram, recomendo tê-lo no +9 e só em casos extremos, colocá-lo no +12, o que é realmente prático mas não tão necessário.

Obtenção: Cash Shop (1500 CP)

 

Capas

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• 5b725239b0562_ElegantDoramManteau.png.7039a4ffcd631b209ba1faecff013069.png +X Elegant Doram Manteau [1]

O que faz: Esquiva +10; Resistência ao elemento neutro +5%; A cada 2 refinamentos adiciona Esquiva Perfeita, INT, DEX e LUK +1.

Comentário: Parte do set de nível 175 dos dorams, recomendo para fechar aquele bônus de +4000 HP. Você pode usar essa capa com uma Menblat até conseguir trocar por algo melhor.

Obtenção: Drop (ver database)

 

5b7254ddc86bc_MantodasValquirias.png.7b5178f52b685afde124b3da4932fb23.png +X Manto das Valquírias [1]

O que faz: Indestrutível em batalha.

Comentário: Como os outros bônus não se encaixam para nós, a única utilizade desse item seria combar com o Abusive Robe, mas se você ponderar usar só o abusive e outra capa melhor, o sacrifício do manto vale muito mais a pena. Logo não recomendo muito.

Obtenção: Drop (ver database)

 

 5b7254dd4298b_AsasdeArcanjoCaido.png.e17ed7ec515614fced7ced228227383a.png +9 Asas de Arcanjo Caído [1] / Fallen Angel Wings [1] (Archer 3/3/4)

O que faz: 

Todos os atributos +1;

A cada 20 pontos de FOR base: +1 ATK

A cada 20 pontos de AGI base: ASPD +1%

A cada 20 pontos de VIT base: Resistência a propriedade neutro +1%

A cada 20 pontos de INT base: +1 ATKM

A cada 20 pontos de DEX base: Dano físico a distância +1%

A cada 20 pontos de LUK base: Dano crítico +1%

Comentário: 26% de aumento de dano físico a distância com 120 DEX base, não acho que tenha coisa melhor para a capa.

Obtenção: Battleground (1000 Emblemas)

 

5b72552b8d0c3_MotorE.X.C..png.adb78625f67fbc1e68eb8fdadb31a58d.png +X Motor E.X.C. (ATK/ATK/ATK)

O que faz: 

Esquiva perfeita +8;

A cada refino: Esquiva +2

Nível de base 130 ou maior: Esquiva perfeita +2

Comentário: +10 de esquiva perfeita e +60 de ataque com todos os bônus. Caso você não tenha grana para investir na obtenção de uma FAW perfeita, pode ir usando essa. Além disso ela comba com o Excellion Suit.

Obtenção: Quest (buscar as Excellions Gears)

 

5b7254de305e2_MochiladaAventura.png.14a81aa7b402f7e1103a8780132485d7.png +9 Mochila da Aventura [1]

O que faz: 

Habilita a habilidade Ganância em nível 1;

Refino +7 ou maior:

• FOR base 90 ou maior: ATK +20

• AGI base 90 ou maior: ASPD +8%

• VIT base 90 ou maior: Resistência a propriedade Neutro +5%

• INT base 90 ou maior: ATKM +30

• DEX base 90 ou maior: Dano físico a distância +5%

• LUK base 90 ou maior: Dano crítico +10%

Refino +9 ou maior:

• FOR base 90 ou maior: ATK +10 adicional 

• AGI base 90 ou maior: ASPD +1 ponto fixo

• VIT base 90 ou maior: Resistência a propriedade Neutro +5% adicional

• INT base 90 ou maior: ATKM +20 adicional

• DEX base 90 ou maior: Dano físico a distância +5% adicional

• LUK base 90 ou maior: Dano crítico +5% adicional

Comentário: Um ótimo equipamento e que pode ser usado em todos os chars da conta. Não é o melhor mas dá 30 de ATK, 1 ponto de ASPD, resistência ao Neutro 10% e 10% de bônus de dano físico a distância. Se não tiver outra ou estiver com essa mochila parada em outro char, você pode utilizar. Aconselho só usar até conseguir a FAW. Além disso, se você conseguir uma dessa pode usar em qualquer outro char, nunca vai ser a melhor opção mas é a mais versátil.

Obtenção: Vote Points (30 VP)

 

• Botas

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5b725959db959_ElegantDoramShoes.png.2e143b7f9045bc92bd90a2a7ebeba370.png +X Elegant Doram Shoes [1]

O que faz: HP máximo +10%; SP máximo +5%; +100 HP e +20 SP a cada 2 refinamentos; No refino +9 reduz o custo de SP de Lope (Pulo) em 5.

Comentário: Com um bom bônus de HP e ainda fechando o set Doram, você pode usar essas botas até conseguir farmar coisas melhores.

Obtenção: Drop (ver database)

 

5b72594d7dcf8_BotasTemporaisFOR.png.b0fd19b5272d8bff9e88a8fea622a806.png +9 Botas Temporais FOR (Archer 4 / Bear's Power ou Hawk Eye) [0]/[1]

O que faz: 

HP máximo +300; SP máximo +30;

A cada 3 refinos: ATK +7; HP máximo +100; SP máximo +10;

FOR base 120 ou maior: ATK +50

Comentário: Uma ótima bota, mas bem difícil de conseguir por ser uma bota de FOR com Archer, uma blasfêmia. Não recomendo o Bear's Power por ter que tomar dano para ativar, então prefira sempre o Hawk Eye, mesmo que os dois atributos escalem igualmente.

Obtenção: Quest (Instância diária OGH/OGHN)

 

5b72594d1af0f_BotasTemporaisDEX.png.9d17a04698cef01958c7a0a560ab8ff1.png +9 Botas Temporais DEX (Archer 4 / Bear's Power ou Hawk Eye) [0]/[1]

O que faz: 

HP máximo +300; SP máximo +30;

A cada 3 refinos: DEX +3; HP máximo +100; SP máximo +10;

DEX base 120 ou maior: Dano físico a distância +5%; Conjuração física -0,5s.

Comentário: A melhor bota que eu recomendo, bem mais fácil de conseguir e revender depois. Não recomendo o Bear's Power por ter que tomar dano para ativar, então prefira sempre o Hawk Eye, mesmo que os dois atributos escalem igualmente. Logo, o que você visa é uma Temporais DEX perfeita, que ainda de quebra pode ser usada no seu Ranger ou outra classe ranged. Além disso, ela dá um bônus de DEX e não só o resultado (ATK).

Obtenção: Quest (Instância diária OGH/OGHN)

 

• Acessórios

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5b725c1461222_ChubbyEarthwormTalisman.png.bb07b7486996a19700dffff17fd599c2.png Chubby Earthworm Talisman [1]

O que faz: 

Reduz o cast variável de Picky Peck em 50%

Aumenta o dano de Picky Peck em 1% por nível de Picky Peck conhecido para cada 6 de DEX base.

Comentário: Melhor e acho que único acessório para DPS com Picky Peck. Usando 2 com 120 DEX e Picky Peck em nível 5, você terá um bônus de 100% por talisman. Use dois desses e garanta 100% de redução do cast variável de Picky Peck e 200% de dano adicional.

Obtenção: Troca de equipamentos Doram (Doram Tokens)

 

5b725c14c3535_FreshGrassNecklace.png.2bc3d615183b1118774b834c9909c0e0.png Fresh Grass Necklace [1] 

O que faz: 

Esquiva perfeita +3

Reduz o cooldown de Cicatriz de Tarou em 5 segundos.

Comentário: Não é bom, mas junto com o outro acesssório e o Elegant Doram Set completo, é possível upar tranquilamente com o Meteoro de Cenouras.

Obtenção: Drop (ver database)

 

5b725c1522ae1_SuperiorBunnyTalisman.png.002a263bc39ab8eab1c132abf470392b.png Superior Bunny Talisman [1]

O que faz: 

DEX +3

Se equipado em conjunto com o Elegant Doram Set e Fresh Grass Necklace [1]: HP máximo +30%; SP máximo +9%; Aumenta o dano de Meteoro de Cenouras em 200%.

Comentário: Um bônus estrondoso de HP e ainda 200% de dano adicional em área. Se você estiver ainda usando ou tenha guardado o Doram Set do 175, você pode usar esses acessórios tranquilamente para upar ou fazer instâncias rapidamente. Porém, tenha em mente que o DPS é maior com o uso repetido de Picky Peck.

Obtenção:  Troca de equipamentos Doram (Doram Tokens)

 

Finalmente acabei a parte de equipamentos, mas ainda não chegou na metade do guia. Falta agora falar as cartas que eu indico para cada parte do equipamento e os sets e evoluções que você pode usar como base para gradualmente evoluir o seu doram. Vamos para as cartas então, o guia ainda vai ser longo.

 

5b6fdd6947b95_CartasIndicadas.jpg.fccd62f48ec2b97cd642f7e21536c64c.jpg

Agora que acabou a parte de equipamentos, vamos falar das cartas que recomendo em cada um dos tipos de equipamentos.

 

Topo / Meio / Baixo

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• 5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Pinguicula Sombria / Dark Pinguicula Card 

Efeito: ATK +10; Chance de derrubar uma erva venenosa quando matar um monstro.

Comentário: Tirando o inferno que é limpar o inventário com @autoloot ligado que entope de erva, essa carta é maravilhosa pois dá +10 ATK, sendo a melhor carta e segunda melhor opção para o Doram nos headgears e a mais barata.


• 5b737126c2088_EssenciadeMorrocFOR.png.24fc1acf9a2e8701c08340267c5595fb.png Essência de Morroc FOR 3 

Efeito: FOR +4; INT -4; ATK +12.

Comentário: Com certeza bem mais cara que a carta acima, mas muito melhor também. Com um bônus de ataque e FOR, supera muito os efeitos da carta e a INT retirada não nos afeta tanto, já que não é um dos focos da build. Recomendo colocar em qualquer slot da cabeça se tiver dinheiro ou for sortudo o suficiente para dropar na instância.

 

• Armaduras

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5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Porcellio / Porcellio Card

Efeito: ATK +25; DEF -5.

Comentário: A melhor carta para se colocar na armadura se for no Full ATK e não tiver risco de disable. Não recomendo no PvP por N motivos, que começam por Congelamento. Mas no PvM/MvP, recomendo muito usar essa carta se sua armadura tiver slot.

 

5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Cavalo-Marinho / Marc Card

Efeito: Torna o usuário imune a congelamento; Reduz o dano recebido por ataques do elemento Água em 5%.

Comentário: Acho essencial ter essa carta no mínimo para switch no PvP, contra WLs ou classes que possam encher o saco te congelando. Bem divertido ver o cotoco monodedo que só fica dando Nevasca/Esquife morrendo apanhando por você não congelar. Recomendo ter para switch na Doram Suit. Tem gente que prefere a Evil Druid mas não vou entrar nessa carta aqui.

• Armas

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5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Esqueleto Arqueiro / Archer Skeleton Card

Efeito: Aumenta o dano de ataques físicos a distância em 10%

Comentário: A carta mais básica para o seu dano, serve para todas as situações.

 

5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Cavaleiro do Abismo / Abysmal Knight Card

Efeito: Aumenta o dano em monstros do tipo chefe em 25%

Comentário: A primeira carta que você vai usar nas armas para MvP-Only.

 

5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Hidra / Hydra Card

Efeito: Adiciona +20% de dano em monstros do tipo Humanóide.

Comentário: A primeira carta que você vai usar nas armas para PvP-Only. Continua sendo melhor que a WK Card se for contra alvos Doram, já que eles são considerado tamanho pequeno e por isso não tem o dano aumentado pela carta WK. Para humanos normais a WK continua sendo melhor.

 

5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Cavaleiro Branco / White Knight Card

Efeito: 

ATK +15

Aumenta o dano em monstros de tamanho Médio e Grande em 20%

Se equipado em conjunto com a carta Khalitzburg Knight Card: Adiciona +15% de dano em monstros de tamanho Médio e Grande; Reduz o dano recebido de monstros do tamanho médio e grande em -5%

Comentário: A melhor carta que você pode ter na arma para PvM/MvP já que a maioria é tamanho Médio ou Grande e essa carta supera o bônus da Hydra Card e também da AK Card no PvP e MvP, respectivamente. Use a arma normalmente com as cartas Archer Skeleton Card e vá fazendo as instâncias, quando farmar todas as manas necessárias coloque a primeira WK Card na sua arma que já supera as duas Archer Skeleton Card, farme a outra e a do escudo que é sucesso garantido.

 

Escudos

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5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Cartas de Redução de Dano

Efeito: Recebe 30% a menos de dano de XXXXX (ver o outro guia). 

Comentário: Coloquei a relação de todas as cartas de redução no guia de Doram Tank/Suporte, vá lá consultar. É a primeira que você vai usar no PvM/PvP e talvez MvP também. Tirando a carta Sapo de Thara, que talvez você irá usar ainda no Valk Shield ou no Escudo de Placas Samurai para seu set de defesa no PvP, mas que não é o foco do guia.

 

5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Alice / Alice Card

Efeito: Recebe 40% menos dano de monstros do tipo Chefe. Recebe 40% a mais de dano de monstros normais.

Comentário: A primeira carta que você irá usar quando for MvPar (se quiser, pois há quem prefira usar as cartas de redução normais e não receber o dano aumentado do mob do MvP).

 

5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Cavaleiro Khalitzburg / Khalitzburg Knight Card

Efeito: 

DEF +20

Reduz em 25% o dano de monstros de tamanho Médio e Grande.

Se equipado em conjunto com a Carta White Knight: Adiciona +15% de dano em monstros de tamanho Médio e Grande; Reduz o dano recebido de monstros do tamanho médio e grande em -5%

Comentário: A melhor carta para se colocar no escudo, substituindo todas as anteriores (talvez a Thara Frog Card não). Além do bônus de ataque, vai fechar os 30% de defesa da maioria dos monstros, que são de tamanho Médio ou Grande geralmente.

 

Capas

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5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Raydric / Raydric Card

Efeito: Recebe 20% a menos de danos do elemento Neutro.

Comentário: A carta básica de redução de dano, ótima para usar enquanto está farmando as próximas cartas.

 

5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Menblatt / Menblatt Card

Efeito: Adiciona um bônus de +1% de dano físico a distância a cada 10 pontos de DEX base.

Comentário: Na minha opnião a melhor carta para DPS visto que com os nossos 120 de DEX, temos um bônus de 12% de dano físico a distância adicional.

 

5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Wakwak / Wakwak Card

Efeito: Adiciona um bônus de +5 de ATK para cada 10 pontos de FOR base.

Comentário: Também teremos 120 de STR base, mas considero essa carta inferior a Menblatt para nosso Doram pois dá apenas +60 de ATK contra os 12% de aumento do dano a distância.

 

• Botas

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5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Verit / Verit Card

Efeito: HP/SP máximo +8%

Comentário: Uma carta muito boa enquanto você está juntando dinheiro para comprar outra ou está farmando outra.

 

5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Matyr / Matyr Card

Efeito: AGI +1; HP máximo +10%.

Comentário: Considero essa a terceira melhor carta para se ter nessa build enquanto está buscando formas de melhorar os equipamentos. O bônus de AGI ajuda na nossa esquiva e ASPD, que são muito importantes nessa build.

 

5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Ferus Verde / Green Ferus Card

Efeito: VIT +1%; HP máximo +10%

Comentário: Semelhante a Matyr Card, mas como o nosso dano é influenciado pelo HP máximo do Doram, creio que essa seja a segunda melhor carta para nós.

 

5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Lobo Vagabundo do Infinito / Infinite Vagabond Wolf Card

Efeito:

ATK +10

Se refinado em +7: ATK +10 adicional

Se refinado em +9: ATK +15 adicional

Comentário: Com certeza a melhor carta para nossa build DPS, com um bônus de 35 de ATK em uma bota +9. O único problema é que ela é um pouco chata de dropar na instância e é relativamente cara por este motivo.

 

• Acessórios

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5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Gigantes / Gigantes Card

Efeito: 

ATK +20;

Se FOR base maior ou igual a 120: ATK +20 adicional

Aumenta o pós-ataque em 3%

Comentário: É uma carta ótima pelos 40 de ATK bônus com 120 de STR, mas como o combo não funciona com duas cópias da carta, a meta é ter uma carta dessa em um acessório e uma carta Gold Scaraba no outro, garantindo o máximo de DPS e ATK. O chato é dropar essa carta. Enquanto não dropa, use duas Carta Scaraba Dourado que é sucesso.

 

5b72fa8355794_CartaSprite.png.4c9b286fd055e7a76d667cab17568816.png Carta Scaraba Dourado / Gold Scaraba Card

Efeito: ATK +20; HP máximo -1%.

Comentário: Ótima carta e ajuda muito desde o começo, além de a quest de acesso ser bem fácil e estar relativamente barata no mercado. Já disse que o ideal é ter uma de cada, mas enquanto você ainda não tem a Gigantes Card, pode usar duas dessa que é tranquilo.

 

Graças a deus chegamos ao fim das cartas. Agora vamos a parte dos sets e evoluções que eu recomendo.

 

5b73ae4651c67_EquipSets.jpg.68d03cc978ddafacebcbb1fe828b2b32.jpg

Nessa parte vou falar sobre os equipamentos como um todo, pegando desde a construção inicial e indo descrevendo o que eu indico buscar de próximo. Vou fazer isso considerando um Doram 175. Não fiz essa mesma parte por preguiça no outro guia, peço perdão haha.

Vamos começar usando um Doram com os equipamentos iniciais de Elegant Doram Set, os acessórios, um Valk Shield e a arma de nível 140. Sem hat mesmo, com os equipamentos no limite de segurança de refino e com as cartas mais básicas.

Lembrando que estou pensando em um jogador sem muita grana e que quer começar nessa classe e não sabe quais equipamentos buscar primeiro.

 

• Inicial

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 Topo: Vazio

Meio: Vazio

• Baixo: Vazio

• Armadura: +4 Elegant Doram Suit [ Porcellio Card ]

• Arma: +5 Exquisite Foxtail Model [ 2 x Archer Skeleton Card]

• Escudo: +4 Escudo das Valquírias [ Carta de Redução ]

• Capa: +4 Elegant Doram Manteau [ Raydric Card ]

• Sapatos: +4 Elegand Doram Shoes [ Carta Verit / Carta Matyr / Carta Ferus Verde ] 

Acessório 1: Chubby Earthworm Charm [1]

Acessório 2: Chubby Earthworm Charm [1]

 

Agora que você tem os equipamentos iniciais, você irá buscar refinar a sua arma, deixar em over no, por exemplo, +7 e buscar um hat básico como o Chapéu do Capitão que consegue por Vote Points. Faça as quests do Golden Fish in the Mouth e consiga um equipamento meio com slot. Vou usar a máscara exquisita com slot como exemplo.

 

• Primeiro Upgrade

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 Topo: +4 Chapéu do Capitão [1]

Meio: Máscara Esquisita [1]

• Baixo: Golden Fish in the Mouth

• Armadura: +4 Elegant Doram Suit [ Porcellio Card ]

• Arma: +7 Exquisite Foxtail Model [ 2 x Archer Skeleton Card]

• Escudo: +4 Escudo das Valquírias [ Carta de Redução ]

• Capa: +4 Elegant Doram Manteau [ Raydric Card ]

• Sapatos: +4 Elegand Doram Shoes [ Carta Verit / Carta Matyr / Carta Ferus Verde ] 

Acessório 1: Chubby Earthworm Charm [1]

Acessório 2: Chubby Earthworm Charm [1]

 

Beleza, você já tem a headgear que estava vazia. Show. Agora você precisa cardear elas, de preferência com Dark Pinguicula Card, que é bem fácil dropar. Também aproveite e tente comprar as cartas dos acessórios, duas Golden Scaraba Card ou uma Gigantes e uma Golden Scaraba. Você deve estar mais ou menos assim:

 

Segundo Upgrade

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 Topo: +4 Chapéu do Capitão [Dark Pinguicula Card]

Meio: Máscara Esquisita [Dark Pinguicula Card]

• Baixo: Golden Fish in the Mouth

• Armadura: +4 Elegant Doram Suit [ Porcellio Card ]

• Arma: +7 Exquisite Foxtail Model [ 2 x Archer Skeleton Card]

• Escudo: +4 Escudo das Valquírias [ Carta de Redução ]

• Capa: +4 Elegant Doram Manteau [ Raydric Card ]

• Sapatos: +4 Elegand Doram Shoes [ Carta Verit / Carta Matyr / Carta Ferus Verde ] 

Acessório 1: Chubby Earthworm Charm [Golden Scaraba Card]

Acessório 2: Chubby Earthworm Charm [Golden Scaraba Card]

 

Beleza, agora consiga uma carta Memblatt para colocar na capa, isso vai ajudar muito. Estou considerando um jogador com VIP Gold para retirar as cartas. A sua arma é a mais importante parte da build, pois ela dá aumentos percentuais absurdos no ataque, então tente buscar uma arma +10 agora (refine ou venda essa e compre outra). Também já tente começar a fazer as OGH diária e guarde as manas para as cartas mais tarde.

 

• Terceiro Upgrade

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 Topo: +4 Chapéu do Capitão [Dark Pinguicula Card]

Meio: Máscara Esquisita [Dark Pinguicula Card]

• Baixo: Golden Fish in the Mouth

• Armadura: +4 Elegant Doram Suit [ Porcellio Card ]

• Arma: +10 Exquisite Foxtail Model [ 2 x Archer Skeleton Card]

• Escudo: +4 Escudo das Valquírias [ Carta de Redução ]

• Capa: +4 Elegant Doram Manteau [ Memblatt Card ]

• Sapatos: +4 Elegand Doram Shoes [ Carta Verit / Carta Matyr / Carta Ferus Verde ] 

Acessório 1: Chubby Earthworm Charm [Golden Scaraba Card]

Acessório 2: Chubby Earthworm Charm [Golden Scaraba Card]

 

Beleza, agora compre uns conversores de Fogo ou vá dropar e fazer com um Sage. Faça OGH todos os dias até juntar 600 mana coagulada para comprar as duas cartas da sua arma e a do escudo, ou compre todas as manas ou cartas, depende da sua situação. Enquanto isso, já tente juntar uma grana para comprar um hat novo no futuro. Também aproveite e junte mais 60 manas para fazer uma Bota Temporal DEX (Archer 4 / Algum) se você conseguir um Hawk Eye de primeira, perfeito, ser não, use-a mesmo assim.

 

• Quarto Upgrade

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 Topo: +4 Chapéu do Capitão [Dark Pinguicula Card]

Meio: Máscara Esquisita [Dark Pinguicula Card]

• Baixo: Golden Fish in the Mouth

• Armadura: +4 Elegant Doram Suit [ Porcellio Card ]

• Arma: +10 Exquisite Foxtail Model [ 2 x White Knight Card]

• Escudo: +4 Escudo das Valquírias [ Khalitzburg Knight Card ]

• Capa: +4 Elegant Doram Manteau [ Memblatt Card ]

• Sapatos: +3 Bota Temporal DEX (Archer 4 / Algo)

Acessório 1: Chubby Earthworm Charm [Golden Scaraba Card]

Acessório 2: Chubby Earthworm Charm [Golden Scaraba Card]

 

Beleza, continue fazendo OGH e se quiser venda os cristais e manas, você irá tentar fazer ou comprar uma Bota Temporal DEX (Archer 4 / Hawk Eye) e refiná-la no +9. Também já comece a fazer a instância para dropar a carta Gigantes, agora você já deve aguentar. Se você faz BG pelo menos uma vez por dia, você também já tem os emblemas para comprar uma FAW. Faça isso e coloque-a no mínimo no +7 para encantar com archer 3/4. Com isso, você já estará com o Set Intermediário.

 

• Set Intermediário

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 Topo: +4 Chapéu do Capitão [Dark Pinguicula Card]

Meio: Máscara Esquisita [Dark Pinguicula Card]

• Baixo: Golden Fish in the Mouth

• Armadura: +4 Elegant Doram Suit [ Porcellio Card ]

• Arma: +10 Exquisite Foxtail Model [ 2 x White Knight Card]

• Escudo: +4 Escudo das Valquírias [ Khalitzburg Knight Card ]

• Capa: +7 FAW (Archer 3/4) [ Memblatt Card ]

• Sapatos: +9 Bota Temporal DEX (Archer 4 / Hawk Eye)

Acessório 1: Chubby Earthworm Charm [ Gigantes Card ]

Acessório 2: Chubby Earthworm Charm [ Golden Scaraba Card ]

 

Beleza, agora o resto é luxo. Recomendo que o próximo equipamento a se conseguir seja colocar a sua FAW no +9 e encantar com Archer 3/3/4. Também procure um +9 Mad Bunny (ATK/ATKM), o que já mudará muito o seu dano.

 

• Luxo 1

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 Topo: +9 Chapéu do Capitão [Dark Pinguicula Card]

Meio: Máscara Esquisita [Dark Pinguicula Card]

• Baixo: Golden Fish in the Mouth

• Armadura: +4 Elegant Doram Suit [ Porcellio Card ]

• Arma: +10 Exquisite Foxtail Model [ 2 x White Knight Card]

• Escudo: +9 Mad Bunny (ATK/ATKM) [ Khalitzburg Knight Card ]

• Capa: +9 FAW (Archer 3/3/4) [ Memblatt Card ]

• Sapatos: +9 Bota Temporal DEX (Archer 4 / Hawk Eye)

Acessório 1: Chubby Earthworm Charm [ Gigantes Card ]

Acessório 2: Chubby Earthworm Charm [ Golden Scaraba Card ]

 

Aqui você já deve estar solando uma boa parte das instâncias com facilidade. Busque então uma +9 Queen Anne's Revenge e também um Orb of Canabam que você vai estar muito a frente da média.

 

• Luxo 2

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 Topo: +9 Queen Anne's Revenge [Dark Pinguicula Card]

Meio: Orb of Canabam [Dark Pinguicula Card]

• Baixo: Golden Fish in the Mouth

• Armadura: +4 Elegant Doram Suit [ Porcellio Card ]

• Arma: +10 Exquisite Foxtail Model [ 2 x White Knight Card]

• Escudo: +9 Mad Bunny (ATK/ATKM) [ Khalitzburg Knight Card ]

• Capa: +9 FAW (Archer 3/3/4) [ Memblatt Card ]

• Sapatos: +9 Bota Temporal DEX (Archer 4 / Hawk Eye)

Acessório 1: Chubby Earthworm Charm [ Gigantes Card ]

Acessório 2: Chubby Earthworm Charm [ Golden Scaraba Card ]

 

Agora, chegou a hora de trocar sua armadura. Faça as quests de Verus para farmar uma Excellion Suit (FOR/ATK/ATK) e coloque no +9. Se tiver condições, compre porque se for azarado na troca com o npc como eu, você vai ter que dropar mais de 32 mil tanques (sem brincadeira) porque aquela merda quebra toda hora os tanques e quando da certo vem uma pra classe mágica. Também já faça a OGHN que você aguenta já, tomando cuidado claro.

 

Luxo 3

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 Topo: +9 Queen Anne's Revenge [Dark Pinguicula Card]

Meio: Orb of Canabam [Dark Pinguicula Card]

• Baixo: Golden Fish in the Mouth

• Armadura: +9 Excellion Suit (FOR/ATK/ATK)

• Arma: +10 Exquisite Foxtail Model [ 2 x White Knight Card]

• Escudo: +9 Mad Bunny (ATK/ATKM) [ Khalitzburg Knight Card ]

• Capa: +9 FAW (Archer 3/3/4) [ Memblatt Card ]

• Sapatos: +9 Bota Temporal DEX (Archer 4 / Hawk Eye)

Acessório 1: Chubby Earthworm Charm [ Gigantes Card ]

Acessório 2: Chubby Earthworm Charm [ Golden Scaraba Card ]

 

Beleza, agora você já está com quase tudo completo. Chegou a hora de vender as Contaminated Spells e Cristais do Tempo ou então tentar fazer a sua temporal perfeita: +9 Botas Temporais DEX (Archer 4 / Hawk Eye) [1]. Faça a Infinity Space todo dia para tentar dropar (ou compre) uma Infinite Vagabond Wolf Card para colocar na bota. Falta pouco para a perfeição.

 

• Luxo 4

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 Topo: +9 Queen Anne's Revenge [Dark Pinguicula Card]

Meio: Orb of Canabam [Dark Pinguicula Card]

• Baixo: Golden Fish in the Mouth

• Armadura: +9 Excellion Suit (FOR/ATK/ATK)

• Arma: +10 Exquisite Foxtail Model [ 2 x White Knight Card]

• Escudo: +9 Mad Bunny (ATK/ATKM) [ Khalitzburg Knight Card ]

• Capa: +9 FAW (Archer 3/3/4) [ Memblatt Card ]

• Sapatos: +9 Bota Temporal DEX (Archer 4 / Hawk Eye) [ Infinite Vagabond Wolf ]

Acessório 1: Chubby Earthworm Charm [ Gigantes Card ]

Acessório 2: Chubby Earthworm Charm [ Golden Scaraba Card ]

 

Beleza, agora só falta o Abusive Robe e o Combo Tengu para ficar perfeito. Também pode adicionar o Dark Set de +10 All Stats para chegar na sua versão perfeita de Doram (não vou considerar MvP Card). Se quiser troque também as Dark Pinguicula por Essências de Morroc FOR 3.

 

• Set Perfeito

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 Topo: +9 Queen Anne's Revenge [ Essência de Morroc FOR 3 ]

Meio: Máscara do Corvo Tengu

• Baixo: Pergaminho de Tengu

• Armadura: +13 Abusive Robe (DEX 3/ DEX 2) [ Porcellio Card ]

• Arma: +10 Exquisite Foxtail Model [ 2 x White Knight Card ]

• Escudo: +9 Mad Bunny (ATK/ATKM) [ Khalitzburg Knight Card ]

• Capa: +9 FAW (Archer 3/3/4) [ Memblatt Card ]

• Sapatos: +9 Bota Temporal DEX (Archer 4 / Hawk Eye) [ Infinite Vagabond Wolf ]

Acessório 1: Chubby Earthworm Charm [ Gigantes Card ]

Acessório 2: Chubby Earthworm Charm [ Golden Scaraba Card ]

 

É isso, acho que é o melhor caminho para construir esse doram. Boa sorte.

 

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Vou falar dos essenciais. Vamos a eles:

 

• Cura

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• 5b73bad5b31af_PooBranca.gif.921f15264eb503155e375a8d22161edb.gif Poção Branca e Poção Branca Compacta 5b73bace1f9e7_PooBrancaCompacta.png.42dae354a9be0fa542a0597a1a8c2922.png

Efeito: Recupera cerca de 325 HP e mais um bônus por ponto de VIT.

Comentário: Os principais e mais fáceis itens de cura que temos no jogo. A vantagem da compacta é o peso, permitindo que você carregue mais poções. Porém, como temos "@storage" nesse servidor, fica meio indiferente ter um ou outro tipo. Quase nunca você terá que usar uma poção de HP no PvM, mas muito provavelmente você irá usar bastante no PvP/BG/WoE.

 

• Mastela.png.58b0ecb94e4109e471835063b10ee222.png Fruto de Mastela

Efeito: Recupera 400 a 600 HP e mais um bônus por ponto de VIT.

Comentário: Recuperam muito HP. Não acho tão necessário no PvM.


• 5b73bade8fab5_FrutodeYggdrasil.png.3f3ebfa55c8b3aacc2da05ae02440c6c.png Fruto de Yggdrasil

Efeito: Recupera completamente o HP/SP.

Comentário: Muito útil se o gasto com poções ultrapassar o custo de uma Ygg, mas nessa build dificilmente você usará até poções. Tenha no máximo 1~2 por emergências a não ser que queira ostentar na ygg.

 

• Morango.png.0f95ffb1ae754090d23ca01622f8edf6.png Morango

Efeito: Recupera 16 a 28 SP e um bônus por ponto de INT.

Comentário: Um dos principais itens de recuperação de SP, principalmente porque essa build bebe SP demais. Tenha muitos no inventário e armazém. São bem baratos no NPC.

 

• 5b73bad93a027_PooAzul.png.c44155a34cbd669f1736bdbbb9e9b380.png Poção Azul

Efeito: Recupera aproximadamente 60 SP e mais um bônus por ponto de INT.

Comentário: Um dos melhores itens de recuperação de SP, você usará muito na BG e PvP. Pelo peso, não sei se é tão necessário no PvM, já que é possível se virar com Morangos, além de ser bem mais caro que Morango.

 

Consumíveis

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• 5b636232ae681_ChurrascodeSelvagem.png.4decdec0dbc0c91c70952899e0f7d6ee.png5b636233a513f_CozidodeDrosera.png.bfcf5ebfb4f7056daa7d6ca3eb59568b.png5b636231d485a_CarneaoVinho.png.91444a3f98583b512826c6cbe86c4137.png Comidas de Stats +20 5b6362332cd26_CoquetelUivante.png.6c8e0f8dc81622e847c5a856e7b8933e.png5b6362324b76f_ChaGeladodeSiroma.png.31c3d54bc64d06c05b305627f5c005e2.png5b6362341f914_MacarrocomPetite.png.9ffdec4d996a180d056433de4f89d214.png

Efeito: Dão +20 em um stats por 5 minutos. São elas:

STR: 5b636232ae681_ChurrascodeSelvagem.png.4decdec0dbc0c91c70952899e0f7d6ee.png Churrasco de Selvagem

AGI: 5b636233a513f_CozidodeDrosera.png.bfcf5ebfb4f7056daa7d6ca3eb59568b.png Cozido de Drosera

VIT: 5b636231d485a_CarneaoVinho.png.91444a3f98583b512826c6cbe86c4137.png Carne ao Vinho

INT: 5b6362332cd26_CoquetelUivante.png.6c8e0f8dc81622e847c5a856e7b8933e.pngCoquetel Uivante

DEX: 5b6362324b76f_ChaGeladodeSiroma.png.31c3d54bc64d06c05b305627f5c005e2.png Chá Gelado de Siroma

LUK: 5b6362341f914_MacarrocomPetite.png.9ffdec4d996a180d056433de4f89d214.png Macarrão com Petite

Comentários: Podem ser criadas por Bioquímicos e compradas de outros jogadores. Muito úteis pelos diversos bônus que concedem. Recomendo todos.

 

• 5b6362edf3e8d_PoodoDespertar.png.90ee9653a7d4790833f475a308d4c1f3.png Poção do Despertar

Efeito: Aumenta a velocidade de ataque.

Comentários: Ajuda no cast de mais skills. Use.


• 5b73bbe46cc05_guaAmaldioada.png.6c65765f47802aafc754493bfdbf56bb.png Água Amaldiçoada e Conversores Elementais 5b73bbe53ff4d_ConversorElemental-Fogo.png.a57209a5263297db8f0f8594ce755007.png5b73bbe4c612a_ConversorElemental-gua.png.6bc53b2f12295ae48bcb82de8c2d8fa3.png5b73bbe73b6e1_ConversorElemental-Vento.png.016b7956818d063988c5b1e8c1078b88.png5b73bbe6610c5_ConversorElemental-Terra.png.11e2c3f8c5b8e792406da1c153bc8f9f.png

Efeito: Altera o elemento da sua arma.

Comentários: Essencial para sua build, já que com a mudança seu dano aumenta em até 200% nos monstros e MvPs, é só saber qual propriedade usar. Também tem o Pergaminho de Aspérsio (ou duplar com um AB) que não citei pois não sei se há outra forma de obter o pergaminho sem ser por Recompensa Diária.

 

Fora isso, não pode esquecer as Asas de Mosca para o teleporte, Lupas, Poção Verde (ESSENCIAL PARA VOCÊ NÃO FICAR INUTIL OLHANDO PRO BIXO). Poção Média de Vida e Poção Grande de HP/SP se quiser, mas não acho tão necessário.

 

Acho que era isso de consumível, agora algumas dicas.

 

Dicas.jpg.915d3045b03e0e2fa2b301496e4774cd.jpg

Algumas delas são repetidas mesmo do outro tópico meu.

• Lembre de ver o elemento do monstro antes de ir, para evitar problemas durante a instância.

• Lembre de levar Poção Verde. Cansei de contar as vezes que eu esqueci e tomei silencio do Amdarais e fiquei lá correndo em círculos até sair.

• Faça as instâncias todos os dias para ter que comprar o menor número de coisas possível.

• Domine o uso da habilidade Pulo, ela realmente te salva em muitas situações e acostume-se com os cooldowns das skills antes de sair mobando o mapa ou instancia inteira, para não fazer cagada e perder a run a toa.

• Se você quiser melhorar no PvP, não fique parado igual um cone, torne a vida dos seus inimigos dificeis: corra como se estivesse movido a cocaína Pó de Traça. Além disso, acostume-se e entenda os termos "Switch" e quando trocar os equipamentos, quanto melhor você dominar isso, melhor. 

• Lembre-se de procurar gameplays e guias nos fóruns e YouTube para ficar cada vez melhor no jogo.

• Nunca ande sem Conversores, eles são o seu melhor amigo depois dos Morangos.

• Se quiser um Pet, compre o Demovoi que dá +50 de ATK com leal alta (Loja de Cash - 500 CP).

• O personagem que vai ser o seu melhor amigo no jogo é o Bragi Bardo, com Crepúsculo e Bragi você leva qualquer MvP de qualquer outra classe (na maioria das vezes).

• Saiba quais são as habilidades do MvP que você está enfrentando ANTES de ir bater nele, toda hora você vê um morto no chão ou congelado pelo MvP...

 

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Aproveitando o comentário da Hinaroid (desculpa haha), vou adicionar aqui alguns links de locais de drop e guias de sets que podem ser úteis durante a construção desse personagem.

 

• Guia de Troca de Equipamentos Doram e Drops,

Para saber onde dropar armas e partes dos Sets Doram bem como acessórios obtidos por trocas, acesse esse link.

 

 

• Guia de Equipamentos Excellion 

Para saber onde dropar as peças para troca e o local/NPC que faz essa troca, consulte esse guia. Lembre-se de que é necessário a quest de acesso a Verus para poder fazer essa troca. A chance é realmente MUITO baixa de obter as plantas.

 

 

Guia de Drops (Finalizado)

Para saber onde dropa cada parte de um certo set, também pode consultar este guia. Contém os Sets Doram de todos os níveis também.

 

 

 

Puta que pariu, finalmente terminei o guia. Agora aquela montagem aml-feita de lei do gatinho.

 

 

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Deu um trabalho do caralho pra montar esse guia, então se puder dar aquele UP e o @Slicer patrocinar noiz ae ficarei muito grato hahaha. Se quiserem o guia do Doram Físico também para o PvP, peçam nos comentários que posso criar um novo guia ou abrir uma seção nesse para o enfoque no PvP e dicas dele. Quaisquer dúvidas, podem perguntar. Sugestões e críticas são bem vindas.

Edited by eduardonino
Atualizado 22/09 - Itens novos e encantamentos Malangdo
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~ Rothz

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Em 12/08/2018 at 04:16, eduardonino disse:

Puta que pariu, finalmente terminei o guia.

sentiu o meu drama qnd fiz o meu guia nee :v kkkk agora só falta o doram mágico /meow

cara ficou mto bom ^^ aqui alguns links uteis caso queira acrescentar ao seu guia:

Para saber onde dropar o set e armas de Doram veja este tópico:

para ver as Excellion Gears, veja este link:

para obter os acessórios de algumas skills como Lança Silverine, Bicada de Picky e Festa do Atum veja este tópico feito pelo @Hakuei sobre as quests de Lasagna @go 38:

Edited by Hinaroid
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 Guia AB Sup PvM  -  Guia AB Dano PvM  

 

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2 horas atrás, Hinaroid disse:

sentiu o meu drama qnd fiz o meu guia nee :v kkkk agora só falta o doram mágico /meow

cara ficou mto bom ^^ aqui alguns links uteis caso queira acrescentar ao seu guia:

Para saber onde dropar o set e armas de Doram veja este tópico:

para ver as Excellion Gears, veja este link:

para obter os acessórios de algumas skills como Lança Silverine, Bicada de Picky e Festa do Atum veja este tópico feito pelo @Hakuei sobre as quests de Lasagna @go 38:

Guia longo demais deu até um alívio quando acabou, principalmente pq a aba ficou aberta durante os 5 dias de fórum parado kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vou tentar fazer o do doram mágico no fim de semana só que preciso farmar algumas coisas também hahahahahaha 

Então, acabei nem citando esses três por já estarem no seu guia hahahaha mas vou adicionar já que você falou ^^ 


~ Rothz

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Parabéns pelo guia, ficou completississímo! gatinhos unidos, jamais serão vencidos!

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opa, agora com a adição do combo dos buffalos ele nao seriam uma opção mais viavel para usar nos acessorios?

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Excelente guia! Parabéns!

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Esse Golden Fish in mouth não existe mais?

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