Jump to content

Changelog 09-09-2019 - Atualização, Raids e Illusion | CLIQUE AQUI

Deshiro

[Sugestão] Re-vamp Desafios Alcançáveis

Recommended Posts

Sugestão de re-vamp nos títulos e prêmios do sistema de Desafios Alcançáveis

Bom, senhoras, senhores, senhoritas, senhoritos, miladyadorim, pocs, imundo, shi e poodle, 

Como muitos sabem, há uns meses atrás foi implementado um sistema de títulos e outras premiações obteníveis através da janela de Desafios Alcançáveis (aquele trofeuzinho naquele menu embaixo do Alt V). 

E após algumas observações e updates do mesmo, notei que este sistema tem um potencial (perdoem-me o palavreado) FUDIDO de entreter os jogadores com conteúdo PvM E PvP. Seja obtendo títulos para personalizar mais ainda seus personagens, seja obtendo itens básicos ou buffs temporários que podem ajudá-los. 

Mas como todo novo sistema, acredito que existam partes que precisam ser lapidadas para o ambiente em que ele foi implementado. Nesse post, gostaria de tentar trabalhar uns "redimensionamentos" de algumas muitas premiações que estão um tanto defasadas ou que foram apenas feitas seguindo um padrão sem terem sido trabalhadas individualmente. Por ser algo muito grande, nesse post eu vou focar em títulos que podem ser obtidos matando mobs, capturando pets e premiações em outros tópicos. 

1ª Parte - Aventuras

Primeiro antes de tudo, gostaria de sugerir a implementação de títulos e premiações melhores para a aba de Aventura, onde existem Achievements que são compilados de coletas de tesouros, que nem os Achievements de captura de pets específicos (que já dão título, tipo [Monster Girl] e [Back Opener]). 

Bom, quais Achievements seriam esses? 

image.png.6498ac95d8904d7c28aa805209ad0004.png

Ao andar pelos mapas, em determinados locais, é possível encontrar um baú de tesouro clicável. Ao clicar nele, você obtém um Achievement de exploração daquele mapa. Existem Achievements que são obteníveis quando você consegue todos os baús de determinadas áreas, como todos os campos de Mjolnir, ou todos os campos de Payon, por exemplo. Minha sugestão nessa parte é a de substituir essa singela "Caixa de Presente" que é o prêmio para a obtenção deste grupo de Achievements por títulos OU itens. 

Sei que existem jogadores que jogam com GRF editada, o que torna suas experiências visuais com o jogo uma tremenda de uma merda em se tratando de apreciação artística, porém existem MUITOS jogadores que NÃO jogam. Ragnarok é um jogo belo para a sua época, sabemos que existem mapas extremamente bem trabalhados e acredito que dar um incentivo para os players explorarem os mesmos, traria uma ótima forma de entretenimento aos que ou estão hiper saturados das atividades diárias (farm, instâncias, pvp, bg), ou que curtem pra um caraaaalho atividades PvM ou de personalização de personagem. 

Sei também que isso é um trabalhão pensar em títulos, premiações e afins e eu também não acabei já sugerindo para essa parte. Porém, caso você curta a ideia, @Slicer eu posso me prontificar a começar a trabalhar nisso, cortando assim para você, grande parte do processo criativo textual, te facilitando e deixando com a parte de fazer essas tuas magias de programador. 

2ª Parte - Batalhas

Bom, chegamos ao auge do tópico. 

A aba de Batalhas está dividida em dois grandes grupos: 

1. Captura de pets específicos
  2. Morte de Monstros, MvPs, Emperium e Baús

Quanto à captura de pets específicos, acredito que não existam alterações que eu consiga imaginar que possam enriquecer mais ainda esta parte ALÉM de sugerir títulos quanto a capturas repetidas. Como, por exemplo, um título para a pessoa que capturar 50 yoyos, tipo sei lá, [Rei Macaco]. Isso eu acho bem massa de se pensar e acredito que facilmente realizável. 

Agora, gostaria de trabalhar o centro da minha sugestão quanto aos Desafios Alcançáveis. 

Temos muitos títulos teoricamente obteníveis quando matamos determinado número de mobs. Mais precisamente 74 possíveis títulos.

Seja quebrando X Emperiums, matando Y mobs, ou matando um mob secreto que ninguém sabe qual é. 

A minha sugestão cai agora é numa redistribuição de valores para a obtenção de QUASE TODOS esses títulos. 

"Mas tio Deshiro, por que QUASE TODOS?"

Bom, primeiramente, após observar a obtenção de cada um, é fácil de notar que alguns são não só teoricamente impossíveis, mas como também possuem nomeação infelizmente tosca ou mal trabalhada, como por exemplo o título [Osiris Slayer], olha que bosta. Tu mata 500 Osíris pra ficar só com Osíris Slayer no nick, pego meus 1000 peco-peco e meu [Ladrão-de-Galinhas] e dou o fora. 

Antes de tudo, gostaria de afirmar que existem títulos muuuito bem pensados, como todos os de matarem X mobs. Os que seriam:

1. [Heartless] 1000 Porings
  2. [Ripper] 1000 Porings, Poporings, Marins e Drops
  3. [Allahu Akbar] 750 Steps
  4. [Ladrão de Galinhas] 1000 Peco-pecos
  5. [Walking Dead] 3000 Zumbis

Quero deixar bem claro que, títulos assim são incrivelmente atrativos de se obter. Por isso, deixo aqui já minha primeira sugestão: pedir por mais títulos com esse tipo de trabalho (mate X mobs). De novo, deixo aqui a mesma nota sobre me encontrar disponível para ajudar na criação dos mesmos. 

Agora partindo aos títulos problemáticos: 

Antes de tudo, gostaria de indicar que analisei cada Achievement com base em três tipos de jogadores presentes nesse jogo: 

1. Os jogadores hardcore, que possuem todo o tempo de suas vidas disponível para o rag. O critério de existência desse grupo seria o de que possuem 24h literalmente de seu dia para jogar EthernalRO.
  2. Os jogadores relativamente casuais e que muito possivelmente são os mais frequentes e interessados em exploração de conteúdo do jogo. O critério que usei para selecioná-los é o de que eles possuem em média 6h por dia para jogarem (o que já é um valor relativamente alto, convenhamos). E por fim, 
  3. Os jogadores HIPER casuais, aquele trabalhador ou estudante cansado, que dispõe somente de duas horas separadas por dia para curtir seu ragzinho. Muito comumente sendo 1 hora antes de ir ao trabalho ou à faculdade/escola e 1 hora após voltar. 

Bom, por quê eu deixei em negrito o segundo grupo de jogadores? Por serem os mais frequentes, acabei por trabalhar os valores de praticamente todos os títulos problemáticos com o tempo deles e o dos jogadores hiper casuais. E muitas das vezes até os hardcore. 

EMPERIUM

Resultado de imagem para emperium gif ragnarok

Spoiler

Primeiramente gostaria de trabalhar com o título relativo à quebra de Emperiums. O Título [God of War], obtido após quebrar 500 Emperiums.
1ª pergunta: os Emperiums dos eventos (Conquest - BG, Rush - BG, KoE e Break the Emp) contam também ou são somente os Emperiums das WoEs? 

Se todos contam por igual, eis aqui algumas contas: 

HIPOTETICAMENTE falando, se um jogador "hardcore" DE ALGUMA MANEIRA conseguir participar de todos os eventos de 1 dia e além disso conseguir quebrar todos os emperiums acima citados. Teríamos então 8 emperiums da BG (média de 2 conquest e 2 rush na Happy Hour da tarde e mais outras 2 de cada na happy hour da noite), 5 da "Quebre o Emperium" e 2 da KoE. O que totalizariam 15 emperiums em um dia. SE o jogador "hardcore" conseguir realizar essa façanha por 34 dias, ele obteria o título. 

Agora, utilizemos o tempo de um jogador do grupo 2. que possui 6 horas para jogar todos os dias. Seu maior chute seria o de obter os emperiums da KoE (13:30 e 22:00), 2 da "Quebre o Emperium" (14:30 e 19:00) e os das BGs (praticamente 4 horas de jogo). O que totalizariam 2 + 2 + 8. 12 Emperiums. (Vale ressaltar isso no mundo das ideias, onde o jogador sempre conseguiria quebrar todos os Emperiums citados). Se ele conseguir manter essa taxa de 12 emperiums por dia, conquistaria o Achievement em 42 dias. 

E o melhor chute pra um jogador hiper casual, 8 emps por dia. 62,5 dias. 

Vocês entenderam onde eu quis chegar?

Para muitos títulos, 500 é um valor IMPRATICÁVEL 

---------------------------------

Monstros Summonados
Resultado de imagem para Thanatos gif ragnarok

Spoiler

Bom, antes de começar a trabalhar o núcleo dos títulos de batalha. Gostaria de sugerir já a alteração do valor de títulos de monstros invocáveis. Como assim?

Temos 2 títulos para 500 kills de dois MvPs que são invocáveis:

1. [Salvador] - 500 Memória de Thanatos
  2. Ktullanux Slayer [Lord of Ice] - 500 Ktullanux

Ambos os monstros podem spawnar em [ Central Laboratory ], Ktullanux possui 1 ou 3 spawns na Devil's Square e pode ser somente summonado uma única vez por personagem pelo resto da vida. Memória de Thanatos possui 2h de respawn para ser summonado. 

Jogando novamente situação hipotética do mundo da utopia temporal.

1- Thanatos: 2h de respawn, + 1 por Central Laboratory (SE INVOCADO COM CERTEZA NA CENTRAL). Seriam 13 por dia. Jogador Grupo 1: 39 dias(13), Jogador Grupo2: 125 dias (4), Jogador Grupo 3:  167 dias (3). 

2- Ktullanux: 1 Summon Único + 4 das Devil's Squares diárias + 1 Central Laboratory (mesma observação do Thanatos). 5 por dia, 6 no primeiro. Grupo 1: 84 dias. Grupo 2 (2D +1Cen): 167 dias, Grupo 3 (2D +1Cen): 167 dias. 

Ou Seja, mais de 4 meses para o maior percentual de jogadores sem perder nenhuma data de jogo. 

Sugiro aqui, para monstros invocados, um valor fixo a ser alcançado de 50 monstros para ambos os citados. O que custaria aos jogadores do Grupo 2 e 3 uma média de 30 dias para a obtenção dos títulos, já visando critérios como conforto, pressão de tempo, "chance de conseguir tais proezas" e meu TOC contra números que não são múltiplos de 5 para Achievements. 

--------------------------------------------------------------------------

Monstros de Castelo
Resultado de imagem para Pyuriel Gif

Spoiler

Acabando a problemática dos monstros summonados, gostaria de jogar agora a de monstros que só existem em Dungeons de Castelos de WoE. 

Atualmente possuímos 4 títulos obteníveis a partir da morte dos MvPs das 4 dungeons de castelos da WoE 1.0. Estes sendo:

1. [Pyuriel Executioner] 500 Pyuriel 
  2. [Gioia Slaughterer] 500 Gioia
  3. [Daehyon Slayer] 500 General Daehyon
  4. [Kades Master] 500 Kades

Todos possuem 8 horas de respawn, Pyuriel possui um respawn na Devil's Square e todos podem ser summonados na Central Laboratory.

No servidor, possuímos um sistema de rotatividade mensal de feudos. Então quer dizer que temos acesso à dungeon especial de feudo que possui tais MvPs, apenas durante 3 meses POR ANO. 

Ao trabalharmos valores para nossa linha de raciocínio, vou jogar os seguintes critérios: Monopólio total de uma guilda para cada feudo durante um ano inteiro, coleta feita somente por jogadores de Grupo 1 e sorte extrema e absoluta na Central Laboratory. E para a Pyuriel, 4 respawns diários na Devil's Square. Tirando a Pyuriel, temos então 4 respawns diários, por 3 meses (sendo 1 da Central Laboratory) . E para todos os outros 275 dias, 1 respawn no Central Laboratory. 

Bom, por aí nem preciso terminar as contas né? 

Por estar na cara a improbabilidade, eu resolvi jogar direto já o valor máximo de respawn por 1 mês para a coleta do título de cada um dos MvPs QUE NÃO POSSUEM SPAWN NA DEVIL'S SQUARE. 

Sabendo que a Dungeon não fica acessível de quarta-feira 00:00 até sexta 12:00. Perdemos o spawn de pelo menos 7 MvPs por semana. Reduzindo de 21 (máximo possível se não houvesse a quebra de acesso) para 14 MvPs semanais. Totalizando 48 MvPs mensais. 

Estou desconsiderando monopólio de uma guild por ano. Contando assim somente com um mês de monopólio, e não três. 

Sugiro aqui para que os valores de Kades, Gioia e Daehyon se torne 45. 

Por possuir 4 spawns diários da Devil's Square, utilizando a frequência de um jogador de Grupo 2. ele teoricamente conseguiria farmar 3 Pyuriels por dia. 2 quando o feudo não fosse o dela. Para o valor da mesma, sugiro somente 50. Por ser extremamente difícil de se conseguir monopólio dela na Devil's Square. 

------------------------------------------------------------

MvPs de Campo e Instâncias

Resultado de imagem para Randgris gif ragnarok

Bom, chegamos à grande cereja do bolo.

Apesar da grandessíssima quantidade de títulos nessa parte, consegui organizar TODOS em tempos de respawn e reentrada em instâncias. 

E dentre tantos títulos impossíveis ou extremamente chatos de se obter, utilizei como padrão de referência o título [Xerife] (100 Spider Chariot e 300 Cow Riders) para delimitar novos valores dos outros. 

Antes de tudo, estou considerando o respawn dos MvPs de Bio Lab 3 como sendo 12 horas, devido à rotatividade dos mesmos. São 2h de respawn com 6 mobs compartilhando o mesmo. 

Ao total, temos títulos para monstros e MvPs com tempos que variam de 1h de respawn a 7 dias (168 horas). Sendo em TODOS, tirando [Xerife], necessária a morte de 500 para a obtenção do título. 

Problemática central: Os novos valores

Neste campo, eu utilizei todos os nossos três grupos de jogadores: Grupo 1 (hardcore, 24h/7); Grupo 2(Semi-Casual, 6h/dia); Grupo 3 (Hiper Casual, 2x log ao dia). Porém, para critérios comparativos, o nosso grupo principal (o grupo 2) possuirá somente 6 horas corridas, e não distribuídas ao longo do dia.

Vejamos então, a tabela abaixo: 

image.thumb.png.b1eb6014f016291ddba3aced6f7229f3.png

Acima temos 2 grupos de tabelas relacionadas aos MvPs e Mobs. 1º grupo de tabela: A coluna azul está relacionada ao máximo de MvPs e Mobs que possivelmente respawnarão num período de 24h, sendo assim, o máximo de coleta do Grupo 1. A coluna verde podemos perceber que é relativa ao Grupo 2 quanto ao número de MvPs e Mobs que os mesmos poderão matar em seu período de 6 horas corridas. A coluna lilás/rosa/roxa estão os jogadores de Grupo 3, a quantidade de cada MvP que este grupo conseguirá matar no mesmo período dos outros 2 grupos. 2º grupo de tabela: Neste grupo, estão os tempos (em dias) para a obtenção dos títulos de cada grupo de jogadores (com aproximadamente as mesmas cores da outra tabela) para cada tipo de MvP/Mob. As células que estão em tons de vermelho são tempos que variam entre 1 ano e 4 meses(500 dias), 4 anos e 1 mês (1500 dias) e 9 anos e meio (3500 dias). Sim, existem títulos que só podem ser obtidos nesse período de tempo, e somente com uma frequência IMPECÁVEL. 

Vale ressaltar que os valores de MvPs e Mobs de 24h a 168h são todos de monstros de instâncias, sendo somente os de 12h para baixo, monstros de campo/calabouço. 

Eis então vendo esta problemática dos títulos impossíveis ou hiper chatos de se obter, eu decidi usar como referência um título moderadamente obtenível aos jogadores de maior quantidade (Grupo 2) e ao mesmo tempo aos jogadores hiper casuais (Grupo 3) e relativamente fácil aos hardcore sem vida (Grupo 1). 

Sabendo que o Grupo 2 consegue matar 3 MvPs de 2h de respawn, podemos perceber que para obter o título de [Xerife], um jogador do grupo 2, gastaria somente 34 dias para a obtenção do mesmo. 100/3 = 33,34 (aprox). 

Andei conversando com várias pessoas quanto a este período de obtenção. E muitos concordaram que é um tempo válido de sacrifício e determinação para a obtenção de um título. Sabendo disso, usando como referência um MvP de 2 horas pro grupo 2 e pro grupo 3, fiz uma nova tabela com os novos valores sugeridos:

image.png.ee203eba60f7ebdc4d3e473e96a38606.png
Em verde, podemos observar o novo valor sugerido e o tempo em dias para a obtenção do título utilizando o menor valor encontrado para o grupo 2 e o grupo 3 no 2º grupo de tabelas que possui as células vermelhas. 

Acredito que sejam valores relativamente simples e que comparados com os dos MvPs Summonados e de Castle Dungeons até sejam mais fáceis. 

Porém, eu não escolhi somente o título [Xerife] só pelo valor do MvP, mas gostaria também de sugerir a adição de um N de monstros que estão nos mapas de cada MvP/Mob, assim como foram adicionados os 300 Cow Riders ao Achievement das 100 Spider Chariots.

Como por exemplo colocar pra matar 1000 Kasas e 1000 Salamandras no novo Achievement do Ifrit.

Caso seja necessário ou requisitado, posso enviar a você @Slicer quais são os títulos que estão ligados a cada grupo de horas, para fazer então a devida marcação. 

-----------------------------------------------------

Problemática secundária aos Títulos de Batalha de Kills

Spoiler

Para finalizar minha sugestão, gostaria de deixar aqui também uma certa agonia e ansiedade em saber que existem títulos que não foram trabalhados quanto à temática dos mesmos e cujos nomes dos Achievements são até melhores que o título, como por exemplo Endless Queen, que ao obter o título, você ganha na verdade [Scaraba Master]. Broxante, não? (ps: por favor, muda pra Endless Queen). 

Então, gostaria também, se possível, que pudesse ser feita uma revisão nesses títulos que são só o nome do MvP/Mob com Killer/Slayer/Hunter/Master para torná-los mais atraentes de se fazer. 

Reiterando: Eu estarei disponível para ajudar com o máximo que der, Slicer. 

Bom, é isso. 

Obrigado a quem leu até o final.

Um beijo, um abraço, um beliscão no bumbum e um murro no estômago. Depois mostro pra vocês minha Periquita. 

Dá um JÓINHA no canal, se inscreve, compartilha. Não, mentira. Quero que metade aí dessa galera vá à merda. 

Ficou grande mesmo, foda-se. 

• Like 3
  • Thanks 1
  • Upvote 4

+1, quando você começou a escrever não sabia que era um TCC.

• Haha 1

+1

7ix2MnE.png

+1

• Thanks 1

+1, @Deshiro Nice tópico.

• Thanks 1

+1
E eu pensava que eu gostava de  escrever testão.

+1 , ja sei quem vai fazer meu tcc.

+1, muito bem elaborado.

Pra player igual eu que está cagando e andando pra visual e título não faz diferença nenhuma... Porém pra quem gosta de título no nome e vai ter tempo pra fazer isso é uma boa pedida, ainda se cria alguma coisa pra fazer no Saara que se encontra o servidor nessas semanas.

Abç.

Cara, parabéns, que sugestão interessante!

+1

vKDu1IN.png

Spoiler

WHERE IS MY FLOWER?

tILkqXH.png

7 horas atrás, Piru disse:

+1

nNS9DRx.png

+1!

Se precisar de ajuda tamo ai

Bom primeiro de tudo gostaria de dizer que gostei bastante deste tópico, algo super bem elaborado e com detalhes muito bem atentados.

Agora vamos lá ao debate.

Pra começar o sistema de conquistas é originário do kRO e portanto algumas conquistas ou melhor dizendo 'archievments' ainda estão com os valores padrão de lá e por isso são até um pouco 'bestas' as recompensas vindas deles.

Algumas outras conquistas foram pensadas justamente pra não serem farmáveis em um curto período de tempo, na verdade quando coloquei algumas conquistas eu pensei 'hmmm como posso fazer com que esses títulos sejam difíceis a ponto do cara ter que ficar algum tempo investindo e ao mesmo tempo não seja algo impossível, mas que seja algo possível?'.

Bom obviamente eu acho que em alguns eu falhei miseravelmente nos calculos e peguei muito pesado nos valores, mas queria que você também entendesse que, quanto mais rápido os jogadores conseguem as coisas que eles querem, mais rápido eles ficam sem o que fazer e procura outra coisa em outro lugar.

Um exemplo é que os títulos ganhos por matar monstros tem o contador aumentado, ou seja, a contagem aumenta se você matar o monstro em questão em qualquer lugar, isso inclui invocação por meio de Galho Sangrento, quest, instância ou qualquer coisa do tipo, também se aplica ao título que você citou de 'God of War', ou seja, tanto na WoE como em eventos destruir o emperium vai contando o ponto pra ganhar o título.

Mas claro que podemos sim revisar tudo, mas precisarei da ajuda de vocês pra elaborar algo mais simples e que agrade a todos, mas que não seja algo tão fácil assim de ser alcançado também.

A única coisa que peço atenção é que a quantidade de monstros em algumas conquistas que exigem um grande número pode causar problemas se for alterado..então acho que é mais viável elaborar uns exemplos usando as conquistas atuais, eu então faço uns testes pra ver se da pra alterar os valores de forma segunda pra que possamos mexer neles.

Toda ajuda em relação a nomes, valores e ideias é muito bem vinda.

wR8nREb.png

+1 só pelas imagens, sei nem do que se trata.

+1

Rapaz vou te falar que eu tava muito no hype de querer o título de ''Samurai'' e ai vi que tinha que matar 500 Samurai encarnado, perdi a vontade.

ezgif.com-resize.gif.7ebb6e2365d3039c79d90dcf1f9d0434.gif

ようこそ我がベルベットルームへ

5a233f53e13fc_VelvetRoom.png.1f68a621d9f11f0fdab9ce3c13691b9b.png

@Deshiro Essa semana estou focando em alimentação de pets, armazém e outras coisas, mas assim que terminar refazemos isso, por sinal baixe o servidor sakray do Ethernal pra que possamos ir fazendo e testando lá por favor.

wR8nREb.png

Em 21/02/2019 at 10:36, Slicer disse:

@Deshiro Essa semana estou focando em alimentação de pets, armazém e outras coisas, mas assim que terminar refazemos isso, por sinal baixe o servidor sakray do Ethernal pra que possamos ir fazendo e testando lá por favor.

Quando cê pedir eu logo, já tá tudo pronto

Gostaria muito de saber se tem um monstro especial no jogo para ganhar o titulo de SHERLOCK 

• Thanks 1

Agora, erika disse:

Gostaria muito de saber se tem um monstro especial no jogo para ganhar o titulo de SHERLOCK 

Tem, mas infelizmente eu fiz uma 'hagada' grande e o monstro spawna em qualquer mapa do jogo(exceto instâncias) aleatoriamente, e parece que só 1 pessoa até hoje encontrou ele.

wR8nREb.png

@Deshiro por favor entra em contato comigo para tratarmos desse tópico.

Estou fechando e movendo para aceitos.

wR8nREb.png

==========================================

Mensagem Automática

Atenção, este tópico foi movido por um administrador.

Movido de: Críticas e Sugestões

Movido para: Aceitas

==========================================

wR8nREb.png

Guest
This topic is now closed to further replies.